Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS DE ALAGAMENTO NA CIDADE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM- ES: ESTUDO DE CASO SOBRE A ÁREA CENTRAL.

Souza, Altair Carrasco De ;

Artigo Completo:

O crescimento urbano, especialmente nos países em desenvolvimento é sinal de maior dinamismo econômico, entretanto vem acompanhado de problemas de difícil gestão. O município é caracterizado por estar no meio de um vale montanhoso e tem relevo predominantemente acidentado, assim possui uma heterogeneidade de paisagens naturais em seu tecido urbano, a produção do espaço urbano aparece em diferentes formas de uso do solo. Urbano. O solo urbano apresenta vários usos que ocasionam em inúmeros riscos ambientais, principalmente os alagamentos, deslizamentos e inundações que estão relacionados a eventos pluviométricos intensos. Os equipamentos de drenagem urbana do município apresentam ineficiência para a recepção e escoamento de grandes volumes de água em curto períodos de tempo. O ordenamento territorial através do planejamento ambiental e urbano, são instrumentos que atuam diretamente para a criação de cidades resilientes.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Uso e Ocupação do Solo, Urbanismo, Gestão de Cidades, Resiliência,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-125

Referências bibliográficas
  • [1] GORSKI, Maria Cecília Barbieri. Rios e cidades: ruptura e reconciliação. São Paulo: Senac, 2010.
  • [2] RINALDO, Sandra Anelí Mendes. Alagamento urbano no centro histórico de londrina - pr: nos anos de 2009, 2010 e 2011. 2014. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso em Geografia Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
  • [3] SANTOS, Flávio Augusto Altieri dos.Alagamento e inundação urbana: modelo experimental de avaliação de risco. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) – Universidade Federal do Pará, Belém.
  • [4] TUCCI, Carlos E. M. Águas urbanas. Estudos Avançados, São Paulo, v.22, n.63, jun. 2008. Disponível em: Acesso em: 05 abril. 2017.
Como citar:

Souza, Altair Carrasco De; "IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS DE ALAGAMENTO NA CIDADE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM- ES: ESTUDO DE CASO SOBRE A ÁREA CENTRAL.", p. 1241-1250 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-125

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações