Artigo - Open Access.

Idioma principal

IDENTIFICAÇÃO DAS EMOÇÕES NO PROCESSO DE CO-DESIGN

Machado, Luciene ; Corrêa, Marcelo ; Diehl, Marcia ; Ximenes, Francisco ;

Artigo:

O Design é uma área de caráter projetual que utiliza diversos processos de geração de ideias para tangibilizar o conceito de projeto de um produto ou serviço. Os designers podem projetar sozinhos ou junto a outros designers, que podem ser de áreas divergentes. Neste processo, algumas emoções podem estimular ou bloquear a geração de ideias entre os designers, podendo alterar os resultados do produto final a ser projetado. Dentro deste contexto, este artigo mostra os resultados de uma pesquisa exploratória concluída, cujo objetivo foi identificar as emoções envolvidas durante a geração de ideias em processos de co-design entre designers, a fim de propor diretrizes para a criação de um espaço físico modelo que potencialize a geração de ideias. O método utilizado foram entrevistas em profundidade com base nos fundamentos da Appraisal Theory, aplicadas a designers de áreas diversas. Os resultados apontaram que, a partir da identificação das emoções que estimularam o processo de geração de ideias, como o entusiasmo e o divertimento, foram propostos os primeiros indícios de diretrizes projetuais para a criação de um espaço físico modelo, visando estimular as emoções que potencializam a geração de ideias em um processo de co-design.

Artigo:

Design is an area that has a projetual character which uses several idea generation processes to make tangible the concept design of a product or service. The designers can design by their own or with other designers, which can be from divergent areas. In this process, some emotions can stimulate or block the generation of ideas among designers and may change the results of the final product to be designed. Within this context, this paper shows the results of a completed exploratory research aimed at identifying the emotions involved during the generation of ideas in co-design processes among designers, in order to propose guidelines for the creation of physical space model that enhance the generation of ideas. The method used was in-depth interviews based on the fundamentals of Appraisal Theory, applied to designers from different areas. The results showed that, from the identification of emotions that stimulated the idea generation process, such as enthusiasm and enjoyment, were proposed early project guidelines to create a physical space model to stimulate the emotions that enhance the idea generation in a co-design process.

Palavras-chave: Emoção, geração de ideias, designers, co-design., Emotion, generation of ideas designers, co-design.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00945

Referências bibliográficas
  • [1] BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 201
  • [2] DEMIR, Erdem; DESMET, Pieter; HEKKERT, Paul. Appraisal Patterns of Emotions in Human-Product Interaction. International Journal of Design, v. 3, n. 2, p. 41-51, 2009. DESMET, Pieter. Designing emotions. Delft, The Netherlands: Delft University of Technology, Dept. of Industrial Design, 200
  • [3] EAGLEMAN, David. Incógnito: A vida secreta do cérebro. Rio de Janeiro: Editora Rocco Ltda., 2011.
  • [4] FRIJDA, Nico. H. The emotions. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1986.
  • [5] _____. The place of appraisal in emotion. Cognition and Emotion, v. 7, n. 3-4, p. 357-387, 1993.
  • [6] _____. Varieties of affect: emotions and episodes, moods, and sentiments. In: P. Ekman; R. J. Davidson (Ed.). The Nature of Emotion, fundamental questions, p. 59-67. Oxford: Oxford University Press, 1994.
  • [7] JORDAN, Patrick. Pleasure with products: Human factors for body, mind and soul. In: Green W.S.; Jordan P.W. (eds.). Human factors in product design: Current practice and future trends, p. 206-21 London: Taylor Andamp; Francis, 1999.
  • [8] LAZARUS, Richard S. Emotions and Adaptation. New York: Oxford University Press, 1991.
  • [9] MATURANA, Humberto. Cognição, Ciência e vida Cotidiana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
  • [10] MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. NORMAN, Donald. Emotional design: Why we love (or hate) everyday things. New York: Basic Books, 2004.
  • [11] PRAHALAD, C.K. ; RAMASWAMY, V. O Futuro da Competição. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda., 2004.
  • [12] RIZZO, Francesca. Strategie di co-design: Teoria, Metodi e Strumenti per Progettare con gli Utenti. Milano: Franco Angeli, 2009.
  • [13] SANDERS, Elizabeth. B. N.; STAPPERS, Peter Jan. Co-creation and the ne landscapes of design. CoDesign: International Journal of Co-Creation in Design and the Arts, v. 4, n. 1, p. 5-18, 2008.
  • [14] SCHERER, Klaus R. Emotion as a process: Function, origin and regulation. Social Science Information, v. 21, n. 4/5, p. 555-570, 1982.
  • [15] _____. On the nature and function of emotion: A component process approach. In:
  • [16] K. R. Scherer Andamp; P. Ekman (Eds.) Approachs to Emotion. Hilldale, NJ: Erlbaum, 1984. SCHERER, Klaus R. What are emotions? And how can they be measured?. Social Science Information, v. 44, n. 4, p. 695-729, 2005.
  • [17] TONETTO, Leandro. Miletto. e COSTA, Filipe Campelo da Xavier. Design emocional: conceitos, abordagens e perspectivas de pesquisa. Strategic Design Research Journal, v. 4, n. 3, p. 132-140, 2011.
Como citar:

Machado, Luciene; Corrêa, Marcelo; Diehl, Marcia; Ximenes, Francisco; "IDENTIFICAÇÃO DAS EMOÇÕES NO PROCESSO DE CO-DESIGN", p. 3347-3354 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00945

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações