Artigo - Open Access.

Idioma principal

IDENTIFICAÇÃO, CONTROLE E SINTONIA DE TANQUES EM SÉRIE NÃO-INTERATIVOS

IDENTIFICATION, CONTROL AND TUNING OF NON-INTERACTIVE SERIAL TANKS

FERNANDES, JOÃO PAULO SILVA ; VIDAL, SAULO FERNANDO DOS SANTOS ; MARQUES, MARIANA OLIVEIRA ; SOUZA, VANESSA ROSA DE ; MEDEIROS, LUZIA AGUIAR DE ; , ;

Artigo:

Considerando a importância do controle feedback para os processos da indústria química, a proposta desse trabalho foi identificar, analisar a estabilidade e sintonizar sistema de dois tanques de nível em série e não-interativos, partindo de um set point inicial de h=14,62 cm. Na identificação, a bomba 1 que controla a vazão do primeiro tanque apresentou maior constante de ganho que a da bomba 2 que regula a vazão de líquido do mesmo tanque, assim, verifica-se que a resposta da primeira bomba foi mais rápida. Pelo método Cohen-Coon encontrou-se constante do controlador de 69,49 e, na sintonia fina, variando-se para mais (Kc=83,56) percebeu-se aumento de oscilação e resposta mais rápida sendo, portanto, o valor mais adequado para o processo.

Artigo:

Palavras-chave: IDENTIFICAçãO, CONTROLE, SINTONIA,

Palavras-chave: IDENTIFICATION, CONTROL, TUNING,

DOI: 10.5151/cobecic2019-SOCP3

Referências bibliográficas
Como citar:

FERNANDES, JOÃO PAULO SILVA; VIDAL, SAULO FERNANDO DOS SANTOS; MARQUES, MARIANA OLIVEIRA; SOUZA, VANESSA ROSA DE; MEDEIROS, LUZIA AGUIAR DE; , ; "IDENTIFICAÇÃO, CONTROLE E SINTONIA DE TANQUES EM SÉRIE NÃO-INTERATIVOS", p. 2996-3002 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-SOCP3

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações