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Identidade visual dos primeiros catálogos da Pinacoteca: relações históricas

Visual identity of the first catalogs of the Pinacoteca: historical relations

Piaia, Jade Samara; Pfützenreuter, Edson do Prado;

Artigo Completo:

A partir do período inicial das atividades da Pinacoteca do estado de São Paulo, fundada em 1905, pautado por administrações e conflitos, este artigo pretende traçar um paralelo com a memória gráfica. Dentre os mais de cem anos de memória gráfica da instituição foi definido um recorte temporal que compreende uma parcela de peças gráficas, correspondente ao período que caracteriza a fase inicial de formação de acervo artístico bastante conturbada, até a década de 1920. O objetivo é observar as influências dos aspectos históricos sobre a identidade visual da Pinacoteca, a partir de sua memória gráfica, com foco na cultura material preservada em acervo. O escopo compreende peças gráficas que apresentam a identificação da instituição. Foram observados os cinco primeiros catálogos de obras publicados. A partir das formas de identificação da Pinacoteca nestes, o objeto de estudo compreende a relação da identidade visual dos catálogos com os aspectos históricos da instituição, que a influenciaram ou que a identidade reflete em sua forma visual. Abrange a identificação da linguagem visual, das tecnologias gráficas empregadas e a relação com os períodos históricos vividos pela instituição e pelo campo gráfico naquele período.

Artigo Completo:

From the initial period of the activities of the Pinacoteca of the state of São Paulo, founded in 1905, marked by administrations and conflicts, this article intends to draw a parallel with the graphics memory. Among the over one hundred years of graphics memory the institution has defined a time frame comprising a portion of graphic elements, corresponding to the period that characterizes the early stage of formation of the art collection quite troubled, until the decade of 1920. The goal is to observe the influences of the historical aspects of the visual identity of the Pinacoteca, from its graphics memory, focusing on material culture preserved in the collection. The scope includes graphic pieces that present the identification of the institution. The first five books of published works were observed. From forms of identification of these Pinacoteca, the object of study comprises the relationship of the visual identity of catalogs with the historical aspects of the institution, who influenced or that the identity reflected in its visual form. It covers the identification of visual language, the employed graphics technologies and the relationship with the historical periods experienced by the institution and the graphic field of that period.

Palavras-chave: identidade visual, memória gráfica, Pinacoteca, visual identity, graphic memory, Pinacoteca,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_59

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Como citar:

Piaia, Jade Samara; Pfützenreuter, Edson do Prado; "Identidade visual dos primeiros catálogos da Pinacoteca: relações históricas", p. 893-906 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_59

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