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Identidade Chanel: uma análise semiótica das campanhas publicitárias impressas do perfume Nº5

Chanel identity: a semiotic analysis of the publicity campaigns printed of the perfume Nº5

SILVA, Bruna; FERREIRA, Mariana Caroline; ORTIGA, Priscila;

Artigo:

O presente artigo consiste numa análise semiótica das campanhas publicitárias da marca Chanel,como forma de identificar os signos que colaboram para a atemporalidade e legitimidade daChanel no mercado da moda mundial. A título de recorte, foram escolhidas as campanhasimpressas do perfume Chanel Nº5 para a execução dessas análises, com ênfase nas protagonistasrepresentadas nestas. No universo da moda, a marca Chanel é considerada um ícone, o sonho deconsumo de muitas mulheres. Já na semiótica, é uma importante referência de estudo, devido àpermanência de sua imagem no cenário da moda mundial. Portanto, como resultado destaanálise, foi possível evidenciar os meios utilizados pela marca para tal sucesso, bem como o papelque as protagonistas exercem no processo de comunicação e sedução com o público consumidor.Para tal, seguiu-se o método de pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico eiconográfico seguidos por uma análise diacrônica e semiótica.

Artigo:

This article is a semiotic analysis of the advertising campaigns of the Chanel brand as a way ofidentifying the signs that contribute to the timelessness and legitimacy of Chanel in the worldfashion market. As a clipping, the printed campaigns of the Chanel No. 5 perfume were chosen forthe execution of these analyzes, with emphasis on the protagonists represented in these. In thefashion world, the Chanel brand is considered an icon, th e consuming dream of many women. Onanother hand in the semiotics, it is an important reference of study, due to the permanence of itsimage in the scene of the world fashion. Therefore, as a result of this analysis, it was possible tohighlight the means used by the brand for such success, as well as the role that the protagonistsplay in the process of communication and seduction with the consumer public. For that, themethod of qualitative research followed with a bibliographical and iconographic survey followedby a diachronic and semiotic analysis.

Palavras-chave: Chanel, Publicidade, Protagonistas,

Palavras-chave: Chanel, Publicity, Protagonists,

DOI: 10.5151/ped2018-4.2_ACO_36

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

SILVA, Bruna; FERREIRA, Mariana Caroline; ORTIGA, Priscila; "Identidade Chanel: uma análise semiótica das campanhas publicitárias impressas do perfume Nº5", p. 3380-3395 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-4.2_ACO_36

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