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História: o joalheiro René Lalique

History: the jeweler René Lalique

Silva, Márcia Luiza França da;

Artigo:

René Lalique, mestre da joalheria e do vidro, teve uma importante trajetória no mundo das artes na Europa. Iniciou muito jovem sua carreira como desenhista para um renomado joalheiro, ainda adepto de ideias antigas, sem inovações. Inovador, empreendedor e talentoso, trabalhou com cerâmica, esmaltação e vidro, pintura, gravura, retratos em pastel e bordados. Sua produção alcança o mobiliário, por meio de cadeiras, mesas e aparadores. Lalique foi um dos maiores representantes do Art Nouveau em sua técnica e estilo, imprimindo sua marca nos séculos XIX e XX e sendo frequentemente objeto de estudos, no contexto europeu - o que foi constatado no levantamento bibliométrico, que embasa este artigo. No entanto, este mesmo levantamento constata o número escasso de estudos no Brasil que discutem suas obras e mesmo sua importância no design de jóias. Além do levantamento bibliométrico, iniciou-se a pesquisa no arquivo virtual do Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, que detém um grande acervo do mestre francês. Neste, destaca-se a obra de Maria Teresa Gomes Ferreira, fonte de valiosas informações. Fez-se também uma revisão bibliográfica contextualizando o cenário em que ele atuou e destacando algumas de suas obras.

Artigo:

René Lalique, jeweler and master glazier, had an important trajectory in the world of arts in Europe. He started his career at a very young age as a draftsman for a renowned jeweler, still adept in old ideas, but without innovations. He was innovative, enterprising and well talented, working with ceramics, enamel and glass, painting, engraving, pastel portraits and embroidery. He also produced furniture, like chairs, tables, exhibitors, sideboards. Lalique was one of the greatest representatives of Art Nouveau in his technique ans style, printing his mark in the 19th and 20th centuries. He has always been subject of research, for the most part, concentrated in Europe. This was observed by bibliometric data collection, which is the basis of this article. However, in Brazil he does not have the due recognition as can be seen in bibliometric research. Besides this research, we accessed the virtual archive of Calouste Gulbenkian Foundation, where Maria Teresa Gomes Ferreira’ research has been a source of valuable information. A bibliographic review was made, by contextualizing the moment in which he acted and highlighting some of his works. This article investigates his works and his recognition as a jeweler, including in Brazil.

Palavras-chave: René Lalique, joalheria; Museu da Fundação Calouste Gulbenlkian,

Palavras-chave: René Lalique, jewelry; Calouste Gulbenkian Foundation,

DOI: 10.5151/iisiojd-17

Referências bibliográficas
  • [1] .
Como citar:

Silva, Márcia Luiza França da; "História: o joalheiro René Lalique ", p. 210-226 . In: Anais do II Simpósio Internacional de Ourivesaria, Joalheria e Design. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/iisiojd-17

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