Artigo - Open Access.

Idioma principal

HIPOGLICEMIA HIPERINSULINÊMICA PERSISTENTE DA INFÂNCIA - NESIDIOBLASTOSE: RELATO DE CASO NO HOSPITAL REGIONAL PÚBLICO DO ARAGUAIA

HIPOGLICEMIA HIPERINSULINÊMICA PERSISTENTE DA INFÂNCIA - NESIDIOBLASTOSE: RELATO DE CASO NO HOSPITAL REGIONAL PÚBLICO DO ARAGUAIA

Alves, Matheus Sousa ; Pereira, Juliana de Ponte Souza ; Malveira, Salma Saraty ;

Artigo:

Justificativa

A Hipoglicemia Hiperinsulinêmica Persistente da Infância (HHPI)deve ser suspeitada em casos de hipoglicemia persistente de difícil controle eexige diagnóstico rápido e preciso. A HHPI é a principal causa dehiperinsulinismo persistente em neonatos, além de importante fator de danoneurológico.

 

Objetivo(s)Não se aplica. Método(s) Nãose aplica.

 

Resultado(s)

Paciente do sexo feminino, com 39 dias de vida, foi internada na UTIpediátrica com história de febre e convulsão. Na internação encontrava-segrave, comatosa, com glicemia entre 13-51 mg/dl, apesar de receber aportevenoso com infusão de glicose de 10mg/kg/minuto. A paciente evoluiu com gravescrises hipoglicêmicas, mesmo com alta concentração de glicose no aporte venosoe uso de corticóide, permanecendo hipoglicêmica e cetótica. No 17º dia deinternação foi indicada cirurgia por suspeita de Nesidioblastose. Realizou-seentão Pancreatectomia corpo caudal ampliada e no pós- operatório imediato houvemelhora da glicemia de 28 para 98mg/dl. No pós-operatório tardio, mesmorecebendo dieta plena e aporte calórico venoso, apresentou episódios dehipoglicemia sintomática. Optou-se assim por realizar 2ª cirurgia com retiradade 60% do pâncreas residual, gerando níveis glicêmicos entre 100-105mg/dl.Porém, houve persistência de hipoglicemia entre 35-55mg/dl e então, a equipeoptou por medicamentos como corticoides e octreotide para normalizar aglicemia. Após os procedimentos, a paciente evoluiu com boas condiçõeshemodinâmica e metabólica, recebendo alta médica e encaminhamento paraacompanhamento.

 

Conclusão (ões)

O presente estudo mostra um caso raro em uma região de difícilacesso a exames e meios diagnósticos, onde a experiência clínica foi norteadorapara agir de forma rápida e segura diante de uma patologia pouco estudada.Estudos evidenciam a importância do diagnóstico precoce para que os neonatosevoluam sem sequelas neuro-motoras. Tal revelação foi reafirmada no presenteestudo, que mostrou conduta precoce e preocupação com a falha do tratamentoclinico que exige a imediata intervenção cirúrgica.

 

 

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-31

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Alves, Matheus Sousa ; Pereira, Juliana de Ponte Souza ; Malveira, Salma Saraty ; "HIPOGLICEMIA HIPERINSULINÊMICA PERSISTENTE DA INFÂNCIA - NESIDIOBLASTOSE: RELATO DE CASO NO HOSPITAL REGIONAL PÚBLICO DO ARAGUAIA", p. 61-62 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-31

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações