Jully 2016 vol. 2 num. 7 - 13º Congresso Gaúcho de Clínica Médica

Artigo - Open Access.

Idioma principal

Hiperparatireoidismo primário e carcinoma de paratireoide: um relato de caso.

GENESINI, Evelise Carla; CHELMINSKI, Jonathan Leal; PROLLA, Fabrício Cartana; ATAÍDES, Vinícius Alano de; BOHLKE, Maristela;

Artigo:

O hiperparatireoidismo (HPT) é uma anormalidade endocrinológica caracterizada pela hipersecreção de paratormônio (PTH), consequentemente alterando os níveis de cálcio sérico e apresentando potenciais complicações renais, ósseas, neurológicas e cardiovasculares. Quanto a forma primária dessa patologia, sabe-se que geralmente é causada por adenoma de paratireoide; entretanto, causas raras como o carcinoma de paratireoide (CP) não devem ser ignoradas. Nesse artigo, é relatado o caso de um paciente de 55 anos o qual procurou atendimento por alterações da função renal e queixas inespecíficas como fraqueza, edema bilateral em membros inferiores, dificuldade de deambular e náusea. Ao ser internado para investigação, constatou-se hipercalcemia e dosagens de PTH maiores que 10 vezes os valores de referência. Com o acréscimo de pesquisa por exames de imagem e com o apoio da equipe cirúrgica, optou-se pela realização de uma paratireoidectomia. Por fim, o exame histopatológico constatou a presença de um CP. Dessa forma, o presente relato tem como objetivo ressaltar a importância de sempre considerer, na suspeita clínica, as causas incomuns de HPT, visando um diagnóstico precoce e, assim sendo, proporcionando melhores chances de cura aos pacientes.

Artigo:

Palavras-chave: hiperparatireoidismo; hiperparatireoidismo primário; carcinoma de paratireoide; hipercalcemia.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/medpro-xiiicgcm-1458426818

Referências bibliográficas
Como citar:

GENESINI, Evelise Carla; CHELMINSKI, Jonathan Leal; PROLLA, Fabrício Cartana; ATAÍDES, Vinícius Alano de; BOHLKE, Maristela; "Hiperparatireoidismo primário e carcinoma de paratireoide: um relato de caso.", p. 95-101 . In: In Anais do 13º Congresso Gaúcho de Clínica Médica [=Blucher Medical Proceedings, n.7, v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-xiiicgcm-1458426818

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações