Artigo - Open Access.

Idioma principal

HIDRÓLISE DE ÓLEO DE SOJA EM REATOR TUBULAR DE LEITO EMPACOTADO PARA A PRODUÇÃO DE DIESEL VERDE

HYDROLYSIS OF SOYBEAN OIL IN PLUG FLOW PACKED BED REACTOR FOR THE PRODUCTION OF GREEN DIESEL

RIBEIRO, KEVEN KASTER MONTES ; SOARES, RICARDO REIS ; OLIVEIRA, OCINéRIA FIDEL ; ROSSA, DR VINíCIUS ; REZENDE, DRA MYLENE ;

Artigo:

Historicamente a sociedade foi se tornando cada vez mais dependente dos combustíveis com o passar dos anos e, há algum tempo, essa necessidade levou a um dilema: evoluir versus preservar. Como resposta a esse dilema surgiu então a linha de pensamento que permite a coexistência de ambas as filosofias, o desenvolvimento sustentável, e com ele, os combustíveis renováveis. O objeto de trabalho deste estudo, o diesel verde, é um dos mais recentes combustíveis renováveis com a promessa de diversificação da matriz energética do setor rodoviário. Este trabalho propõe um processo catalítico para a produção de diesel verde e estuda a utilização do catalisador ?-Al2O3 na etapa da hidrólise do óleo de soja, etapa inicial da produção do biocombustível. Os experimentos foram realizados com a finalidade de provar a viabilidade do processo e analisar o desempenho do catalisador na reação de hidrólise do triglicerídeo. Os resultados obtidos mostraram a eficácia do catalisador levando o sistema para uma conversão de 92,09% com um WHSV (Weight Hourly Space velocity) de 0,008839. Concluiu-se que o sistema catalítico via gama-alumina é possível e que o emprego do catalisador aumenta de forma considerável a eficiência do sistema.

Artigo:

Palavras-chave: DIESEL VERDE; GAMA-ALUMINA; TRIGLICERíDEO,

Palavras-chave: GREEN DIESEL; GAMMA-ALUMINA; TRIGLYCERIDE,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ERC41

Referências bibliográficas
Como citar:

RIBEIRO, KEVEN KASTER MONTES; SOARES, RICARDO REIS; OLIVEIRA, OCINéRIA FIDEL; ROSSA, DR VINíCIUS; REZENDE, DRA MYLENE; "HIDRÓLISE DE ÓLEO DE SOJA EM REATOR TUBULAR DE LEITO EMPACOTADO PARA A PRODUÇÃO DE DIESEL VERDE", p. 1456-1462 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ERC41

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações