Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Hedonomia e Design Emocional: A importância da aparência (requisito estético; funções simbólica e estética) na seleção de um produto pelos usuários

Hedonomics and emotional design: the importance of appearance (aesthetic requirement, symbolic and aesthetic functions) in the selection of a product by users

MARIÑO, Suzi ; SILVEIRA, Carina ; SILVA, Paulo ; SANTOS, Ruth ;

Artigo:

Esta pesquisa teve por objetivo mostrar o estudo comparativo das bicicletas mountain bike e de transporte, tendo como base o experimento realizado por MariñoPequini (2005) onde foi avaliado os níveis de dor/desconforto considerando a postura do tronco e o ajuste do selim e assim encontrar a relação do usuário com o produto, a fim de definir parâmetros de usabilidade entre ambos. Esses estudos resultaram na elaboração de pesquisa para através da opinião dos usuários investigar a importância da aparência (requisito estético/simbólico) durante a seleção dos produtos. A partir disso, objetiva-se avaliar de acordo com os requisitos estéticos; função estética e nível visceral o comportamento dos usuários na escolha de um produto, enfatizando a importância desses aspectos no design de produtos.

Artigo:

This research aimed to show the comparative study of mountain bike and Transport bicycles, based on the experiment carried out by MariñoPequini (2005), where the pain / discomfort levels were evaluated considering the trunk posture and the saddle adjustment and thus to find the relationship between the user and the product, in order to define usability parameters between the two. These studies will resulted in the elaboration of research for through the opinion of users investigating the importance of appearance (aesthetic / symbolic requirement) during product selection. From this, we aim to evaluate according to the aesthetic requirements; aesthetic function and visceral level the behavior of the users in the choice of a product, emphasizing the importance of these aspects in the design of products.

Palavras-chave: ergonomia; hedonomia; bicicletas e usuários,

Palavras-chave: ergonomics; hedonomics; bicycles and users,

DOI: 10.5151/ped2018-7.1_ACO_19

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

MARIÑO, Suzi; SILVEIRA, Carina; SILVA, Paulo; SANTOS, Ruth; "Hedonomia e Design Emocional: A importância da aparência (requisito estético; funções simbólica e estética) na seleção de um produto pelos usuários", p. 5180-5193 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-7.1_ACO_19

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações