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HABILIDADES FUNCIONAIS E RESPONSABILIDADE: HÁ DIFERENÇA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E PAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA?

HABILIDADES FUNCIONAIS E RESPONSABILIDADE: HÁ DIFERENÇA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E PAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA?

Nascimento Paião, Renata Cristina ; Nucci, Luciana Bertoldi ;

Pôster:

Justificativa

O Transtorno do EspectroAutista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação eo comportamento. Obter medidas confiáveis ​​do nível atualde habilidades funcionais e até que ponto a pessoa se responsabiliza pelogerenciamento das tarefas da vida diária pode facilitar a definição de umprograma de tratamento e acompanhamento mais precisos desses indivíduos.

Objetivo(s)

Avaliar as habilidadesfuncionais e a responsabilidade de crianças e adolescentes com TEA percebidaspor seus pais/responsáveis e verificar se há diferença entre as percepções dosmesmos e dos profissionais de saúde que os atendem.

Método(s)

Estudo transversal,aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Nº CAAE 21465719.3.0000.5481),incluindo amostra de conveniência de 40 pais e 5 profissionais de saúde queatendem essas crianças e adolescentes em um serviço especializado no interiorde São Paulo. O Pediatric Assessment of the Disability Inventory - ComputerAdaptive Test - Autistic Spectrum Disorder (PEDI-CAT-ASD) foi aplicado aopai/responsável e a um profissional de saúde.

Resultado(s)

O Concordance CorrelationCoefficient com Índice de Confiança de 95% do T-Escore para as AtividadesDiárias foi de 0,439 (0,155-0,655), Mobilidade de 0,368 (0,082-0,598),Responsabilidade de 0,457 (0,188-0,662) e Social/Cognitiva de 0,555(0,316-0,728).

Conclusão(ões)

Houve diferenças entre aspercepções de profissionais de saúde e pais em todos os domínios doPEDI-CAT-ASD, indicando a necessidade de estratégias para promoção de maioraproximação e diálogo entre os pares no serviço avaliado, favorecendo oalinhamento da atenção e cuidado e, consequentemente, o desenvolvimento dashabilidades funcionais e responsabilidade de crianças e adolescentes com TEA. 

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Justificativa

O Transtorno do EspectroAutista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação eo comportamento. Obter medidas confiáveis ​​do nível atualde habilidades funcionais e até que ponto a pessoa se responsabiliza pelogerenciamento das tarefas da vida diária pode facilitar a definição de umprograma de tratamento e acompanhamento mais precisos desses indivíduos.

Objetivo(s)

Avaliar as habilidadesfuncionais e a responsabilidade de crianças e adolescentes com TEA percebidaspor seus pais/responsáveis e verificar se há diferença entre as percepções dosmesmos e dos profissionais de saúde que os atendem.

Método(s)

Estudo transversal,aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Nº CAAE 21465719.3.0000.5481),incluindo amostra de conveniência de 40 pais e 5 profissionais de saúde queatendem essas crianças e adolescentes em um serviço especializado no interiorde São Paulo. O Pediatric Assessment of the Disability Inventory - ComputerAdaptive Test - Autistic Spectrum Disorder (PEDI-CAT-ASD) foi aplicado aopai/responsável e a um profissional de saúde.

Resultado(s)

O Concordance CorrelationCoefficient com Índice de Confiança de 95% do T-Escore para as AtividadesDiárias foi de 0,439 (0,155-0,655), Mobilidade de 0,368 (0,082-0,598),Responsabilidade de 0,457 (0,188-0,662) e Social/Cognitiva de 0,555(0,316-0,728).

Conclusão(ões)

Houve diferenças entre aspercepções de profissionais de saúde e pais em todos os domínios doPEDI-CAT-ASD, indicando a necessidade de estratégias para promoção de maioraproximação e diálogo entre os pares no serviço avaliado, favorecendo oalinhamento da atenção e cuidado e, consequentemente, o desenvolvimento dashabilidades funcionais e responsabilidade de crianças e adolescentes com TEA. 

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/sabara2020-23

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Nascimento Paião, Renata Cristina ; Nucci, Luciana Bertoldi ; "HABILIDADES FUNCIONAIS E RESPONSABILIDADE: HÁ DIFERENÇA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E PAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA? ", p. 23 . In: Anais do 5º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/sabara2020-23

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