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GUAMÁ BILINGÜE: UNA VISIÓN DE LOS PARTICIPANTES SOBRE GÉNERO Y SEXUALIDAD
GUAMÁ BILINGÜE: UNA VISIÓN DE LOS PARTICIPANTES SOBRE GÉNERO Y SEXUALIDAD
Artigo Completo:
Pretende-se mostrar como alunos adolescentes de duas escolas públicas da periferia de Belém convivem e pensam sobre gênero e sexualidade. O projeto de pesquisa, ensino e extensão Guamá Bilingüe, devidamente registrado no CNPq, recebe 30 alunos com idades entre 15-18 anos de duas escolas públicas do bairro Guamá, onde está localizada a Universidade Federal do Pará (UFPA) e onde são ministradas as aulas. O projeto busca desenvolver a cidadania através do ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. Em consonância com Moita Lopes (2012) que afirma que só nos interessamos quando algo é importante para nós, assim é sugestivo que o professor saiba a opinião de seus estudantes sobre a identidade de gênero e a sexualidade. Ademais, como visa o mesmo autor, em uma aula de língua estrangeira pode-se abordar qualquer tema, desta forma, propõe uma discussão de identidade de gênero e sexualidade nas aulas. A pesquisa ocorre quando se apresenta ao fim do curso aos alunos do projeto um questionário com perguntas fechadas e abertas sobre suas identidades de gênero e sexualidade, suas opiniões, de suas escolas de ensino regular e etc. Assim, pode-se fazer um paralelo com o resultado de um questionário com perguntas similares do ano 2014. Dessa maneira, se atesta como ocorreu em 2014, que as escolas seguem sem discutir esses temas ainda que os alunos os discutam entre eles.
Pretende-se mostrar como alunos adolescentes de duas escolas públicas da periferia de Belém convivem e pensam sobre gênero e sexualidade. O projeto de pesquisa, ensino e extensão Guamá Bilingüe, devidamente registrado no CNPq, recebe 30 alunos com idades entre 15-18 anos de duas escolas públicas do bairro Guamá, onde está localizada a Universidade Federal do Pará (UFPA) e onde são ministradas as aulas. O projeto busca desenvolver a cidadania através do ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. Em consonância com Moita Lopes (2012) que afirma que só nos interessamos quando algo é importante para nós, assim é sugestivo que o professor saiba a opinião de seus estudantes sobre a identidade de gênero e a sexualidade. Ademais, como visa o mesmo autor, em uma aula de língua estrangeira pode-se abordar qualquer tema, desta forma, propõe uma discussão de identidade de gênero e sexualidade nas aulas. A pesquisa ocorre quando se apresenta ao fim do curso aos alunos do projeto um questionário com perguntas fechadas e abertas sobre suas identidades de gênero e sexualidade, suas opiniões, de suas escolas de ensino regular e etc. Assim, pode-se fazer um paralelo com o resultado de um questionário com perguntas similares do ano 2014. Dessa maneira, se atesta como ocorreu em 2014, que as escolas seguem sem discutir esses temas ainda que os alunos os discutam entre eles.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-021
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Como citar:
BRITO, Douglas Lima de; "GUAMÁ BILINGÜE: UNA VISIÓN DE LOS PARTICIPANTES SOBRE GÉNERO Y SEXUALIDAD", p-254-265.
In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318695X,
DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-021
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TY - CONF T1 - GUAMÁ BILINGÜE: UNA VISIÓN DE LOS PARTICIPANTES SOBRE GÉNERO Y SEXUALIDAD JO - Blucher Education Proceedings VL - 2 IS - 2 SP - 254 EP - 265 PY - 2017 T2 - VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas AU - SN - 2318695X DO - http://dx.doi.org/10.5151/edupro-clafpl2016-021 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/guam-bilinge-una-visin-de-los-participantes-sobre-gnero-y-sexualidad-25480 KW - ER -
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Douglas Lima de BRITO, GUAMÁ BILINGÜE: UNA VISIÓN DE LOS PARTICIPANTES SOBRE GÉNERO Y SEXUALIDAD, Blucher Education Proceedings, Volume 2, 2017, Pages 254-265, ISSN 2318695X, http://dx.doi.org/10.5151/edupro-clafpl2016-021 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/guam-bilinge-una-visin-de-los-participantes-sobre-gnero-y-sexualidad-25480) Palavras-chave:: ;