Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ÁGUA NOSSA DE CADA DIA: O DISCURSO PERSUASIVO DOS ATRIBUTOS VISUAIS NOS INFOGRÁFICOS

Nogueira, Daniel Moura; Paula, Frederico Braida Rodrigues de; Nojima, Vera Lucia Moreira dos Santos;

Artigo Completo:

Os infográficos, um dos produtos do Design da Informação, podem ser usados como ferramenta de comunicação, com o objetivo de transmitir informações de modo sintético, rápido e atraente, por meio de representações visuais diagramáticas. Este artigo aborda o tema do discurso persuasivo nos infográficos. Trata-se de uma análise dos atributos visuais dos gráficos e infográficos, sob o ponto de vista da retórica visual. Os aportes teóricos encontram-se na proposta de uma Retórica do Design, de Almeida Junior, fundamentada na Nova Retórica, de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, e nas investigações sobre a Percepção Visual voltada à visualização de dados, de Colin Ware e Stephen Few. Como caso exemplar, foi elaborada uma análise dos aspectos gráficos e retóricos do infográfico “Água nossa de cada dia”, da seção Jornais da 6ª Mostra Nacional de Infografia de 2012, o Infolide. Ao final, evidencia-se a intensa presença dos recursos retórico-visuais e das ferramentas de persuasão no desenvolvimento de infográficos, os quais são utilizados pelos designers para uma comunicação efetiva de suas mensagens e para capturar, convincentemente, a atenção dos receptores.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Infográfico; retórica visual; persuasão; atributos visuais.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0399

Referências bibliográficas
  • [1] [Gráfico]. Tese (Doutorado em Design). Departamento de Artes. Pontifícia Universidade Católica. Rio de Janeiro, 2009.
  • [2] ALMEIDA JUNIOR, Licínio Nascimento; NOJIMA, Vera Lúcia Retórica do design gráfico: da prática a teoria. São Paulo: Blucher, 2010.
  • [3] BERTIN, Jacques. Semiology of graphics, Wisconsin: University of Wisconsin Press, 198
  • [4] BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.
  • [5] CAIRO, Alberto. Infografía 2.0 visualización interactiva de información en prensa. Madrid: Alamut, 2008.
  • [6] FEW, Stephen. Now you see it. Oakland: Analitics Press, 2009.
  • [7] INFOLIDE. 6ª Mostra de infografia. São Paulo: Infolide, 2012.
  • [8] KRISTEVA, Julia. História da linguagem. Portugal: Edições 70, 1974.
  • [9] LIMA, Ricardo Cunha. Análise da infografia jornalística. Dissertação (Mestrado em Design). ESDI/UERJ. Rio de Janeiro, 200
  • [10] MÓDOLO, Cristiane Machado. Infográficos na mídia impressa: um estudo semiótico na revista Mundo Estranho. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Universidade Estadual Paulista. Bauru, 2008.
  • [11] NEURATH, Otto. International picture language. The Department of Typography & Graphic Communication. Reading: University of Reading Press, 1980.
  • [12] NOGUEIRA, Daniel Moura. Visualização de dados: o discurso persuasivo dos atributos visuais nos infográficos. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes e Design. Rio de Janeiro, 2014.
  • [13] PERELMAN, Chaim; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a Nova Retórica, São Paulo: Martins Fontes, 2005.
  • [14] SOUZA LEITE, João. O discurso do design gráfico como polifonia. Estudos em Design, v. 5, n. 1. pp. 59-68. Rio de Janeiro: AEND-BR, 1997.
  • [15] TREISMANN, Anne; GORMICAN, Stephen. Feature analisys in early vision: evidence from search asymmetries. Psychological Review, v.95, n.1, pp.15-48, jan. 1988.
  • [16] WARE, Colin. Information visualization: perception for design. San Francisco: MK, 2004.
  • [17] _____. Visual thinking for design. São Francisco: MK, 2008.
  • [18] WILDBUR, Peter; BURKE, Michael. Information graphics: innovative solutions in contemporary design. London: Thames & Hudson, 1998.
Como citar:

Nogueira, Daniel Moura; Paula, Frederico Braida Rodrigues de; Nojima, Vera Lucia Moreira dos Santos; "ÁGUA NOSSA DE CADA DIA: O DISCURSO PERSUASIVO DOS ATRIBUTOS VISUAIS NOS INFOGRÁFICOS", p. 4635-4647 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0399

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações