Artigo - Open Access.

Idioma principal

GRUPO DE CUIDADOS PALIATIVOS EM PEDIATRIA: MULTIDISCIPLINARIDADE A SERVIÇO DO CUIDADO DE EXCELÊNCIA

GRUPO DE CUIDADOS PALIATIVOS EM PEDIATRIA: MULTIDISCIPLINARIDADE A SERVIÇO DO CUIDADO DE EXCELÊNCIA

Madureira, Denise ; Cruz, Maíra Lilian Recchia Santa ; Franco, Thaís Oliveira ; Reche, Thaís Sanglard de Souza ;

Artigo:

Justificativa

Cuidado paliativo pediátrico é definido como "assistênciaativa e total do corpo, mente e espírito da criança, e a prestação de apoio àfamília, inclusive no período do luto" (1). O momento da finitude dacriança em cuidados paliativos, frequentemente acontece no ambiente hospitalare a equipe, anteriormente dedicada a cura da enfermidade, depara- se, então,com a terminalidade e com a dor da família (2-3).

 

Objetivo(s)

Descrevera experiência da implantação de um grupo de cuidados paliativosinterdisciplinar em um hospital pediátrico da rede privada.

 

Método(s)

Trata-se de um relato de experiência com ênfase na dinâmica detrabalho adotada pelo grupo de cuidados paliativos e seus desdobramentos naassistência ao paciente e seus familiares.

 

Resultado(s)

Foram realizados 28 encontros desde a implantação do grupo decuidados paliativos até o momento com periodicidade semanal. Os temasdiscutidos englobaram a discussão e programação terapêutica dos pacientes emacompanhamento, formulação de protocolos e temas do escopo específico. O grupoé multiprofissional composto por membros da equipe médica, enfermagem,psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição. O fluxograma deatendimento de pacientes tem início com a equipe de médicos intensivistas eenfermeiros cujo envolvimento favorece a sensibilização e conscientização dosfamiliares quanto a necessidade dos cuidados do grupo. A média de pacientesatendidos semanalmente varia de 3 a 5 e as patologias são variadas.

 

Conclusão (ões)

Aimplantação de um grupo de cuidados paliativos multidisciplinar tem geradoimportantes mudanças na forma de encarar e tratar as crianças e suas famíliasfrente a doenças crônicas e de prognóstico reservado. As repercussões doscuidados prestados têm concorrido para a realização de projetos dentro dainstituição como "a realização de sonhos" das crianças em cuidadospaliativos e a estruturação de um aplicativo para a formalização e padronizaçãode protocolo institucional.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-34

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Madureira, Denise ; Cruz, Maíra Lilian Recchia Santa ; Franco, Thaís Oliveira ; Reche, Thaís Sanglard de Souza ; "GRUPO DE CUIDADOS PALIATIVOS EM PEDIATRIA: MULTIDISCIPLINARIDADE A SERVIÇO DO CUIDADO DE EXCELÊNCIA", p. 67-68 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-34

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações