Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

GESTÃO E FINANÇAS PARA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: ANÁLISE COMPARATIVA DA PERIODIZAÇÃO DE DISCIPLINAS EM 10 UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

GESTÃO E FINANÇAS PARA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: ANÁLISE COMPARATIVA DA PERIODIZAÇÃO DE DISCIPLINAS EM 10 UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Lazzaretti, Maria Eliza C.; Schroeder, Vitória de Melo; Hofmann, Ruth M.;

Artigo completo:

A Engenharia de Produção tem suas origens junto à Administração Científica e, atualmente, conta com 10 grandes áreas estabelecidas pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Além de conteúdos voltados a melhoria produtiva e logística, inclui-se em seu currículo assuntos como economia e administração. Estes últimos, entretanto, são abordados diferentemente entre as universidades públicas no Brasil, visto que os cursos possuem duração, em geral, de 10 semestres e precisam contemplar todo o currículo estabelecido. Assim, espera-se que, de acordo com a oferta de cada instituição de ensino, o aluno egresso possa apresentar habilidades relacionadas à análise de investimentos e custos, compreender a Teoria Econômica e ter competência para dirigir um projeto ou organização, além de assegurar o controle das finanças pessoais. Visando elencar a quantidade de matérias voltadas à economia e gestão e analisar a periodização das disciplinas, o presente estudo determinou 10 instituições de ensino públicas na região Sul do Brasil como um espaço amostral e obteve, através de métodos estatísticos, possíveis relações.

Artigo completo:

A Engenharia de Produção tem suas origens junto à Administração Científica e, atualmente, conta com 10 grandes áreas estabelecidas pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Além de conteúdos voltados a melhoria produtiva e logística, inclui-se em seu currículo assuntos como economia e administração. Estes últimos, entretanto, são abordados diferentemente entre as universidades públicas no Brasil, visto que os cursos possuem duração, em geral, de 10 semestres e precisam contemplar todo o currículo estabelecido. Assim, espera-se que, de acordo com a oferta de cada instituição de ensino, o aluno egresso possa apresentar habilidades relacionadas à análise de investimentos e custos, compreender a Teoria Econômica e ter competência para dirigir um projeto ou organização, além de assegurar o controle das finanças pessoais. Visando elencar a quantidade de matérias voltadas à economia e gestão e analisar a periodização das disciplinas, o presente estudo determinou 10 instituições de ensino públicas na região Sul do Brasil como um espaço amostral e obteve, através de métodos estatísticos, possíveis relações.

Palavras-chave: ensino de Engenharia de Produção; periodização de disciplinas; gestão e finanças para Engenharia de Produção.,

Palavras-chave: ensino de Engenharia de Produção; periodização de disciplinas; gestão e finanças para Engenharia de Produção.,

DOI: 10.5151/viisimep-239280

Referências bibliográficas
  • [1] ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção. Áreas da Engenharia de
  • [2] Produção. Disponível em:
  • [3] 350bca1a-b81a>. Acesso em 04 mar. 2018.
  • [4] BORGES, Fernando Hagihara; TACHIBANA, Wilson Kendy. Aspectos Importantes para o
  • [5] Ensino de Economia no Curso de Engenharia de Produção. Congresso Brasileiro de Ensino
  • [6] de Engenharia, 2004. Disponível em:
  • [7] Acesso em 06 fev.
  • [8] 2020.
  • [9] BORREGO, Maura; KNIGHT, David B.; GIBBS JR, Kenneth; CREDE, Erin. Pursuing
  • [10] graduate study: factors underlying undergraduate engineering students’ decisions. Journal of
  • [11] Engineering Education, v. 107, n. 1, p. 140-163, 2018.
  • [12] BOSSHARDT, William; WALSTAD, William B. Does studying economics in college
  • [13] influence loan decisions later in life? The Journal of Economic Education. 2018, vol. 49,
  • [14] issue 2, p. 130-141 Disponível em:
  • [15]
  • [16] 141.htm> Acesso em: 07 fev. 2020.
  • [17] CAIRNCROSS, Alec. Economists and Engineers. Disponível em:
  • [18] Acesso em: 07 fev. 2020.
  • [19] Science, Politics and the Public Good. 1988, p. 203-2015.
  • [20] EVANS, Emily; NACHTMANN, Heather; NEEDY, Kim A look into the engineering
  • [21] economy education. American Society for EngineeringEducationPaper, 2010. Disponível
  • [22] em:
  • [23]
  • [24] 2.124431433.2103233079.1581000934-42924372.1562152529> Acesso em 06 fev. 2020.
  • [25] FARR, John. V.; MERINO, Donald. N., SCHAEFER, Charles, V.; Educating entry-level
  • [26] engineers: are broad-based business/managerial skills a key to sustaining the US innovationbased economy? International Journal of Engineering Education, v. 19, n. 2, p. 252–259,
  • [27] 2003.
  • [28] HAYFORD, John F. The Relation of Engineering to Economics. College of Engineering
  • [29] Northwestern University. 1917. Disponível em
  • [30] Acesso em: 07
  • [31] fev. 2020.
  • [32] HARTMAN, Joseph C; ENKE, David. Financial Engineering: the savior or end of
  • [33] engineering economy? Financial Engineering : The Savior or End of Engineering Economy?
  • [34] American Society for Engineering Education Paper, 2007. Disponível em:
  • [35]
  • [36] 3079.1581000934-42924372.1562152529> Acesso em: 06 fev. 2020.
  • [37] IQBAL, Abdullah., FAROOQI, Nauman; SAUNDERS, Kent T. Teaching methods and
  • [38] assessment techniques used for the introductory level undergraduate finance courses in British
  • [39] and Irish universities. Journal of Economics and Finance Education, n. 5., v. 1, p. 47-61,
  • [40] 2006.
  • [41] MELO, Jéssica Bruna de Oliveira; NETO, Miguel Elias de Oliveira; SOUZA, Vanessa
  • [42] Dantas de; CORREIA, Vanessa Luany Nogueira da Silva; MELO, Vivianny Crislley Gomes
  • [43] da Costa. Educação em Engenharia de Produção. XLIV Congresso Brasileiro De Educação
  • [44] Em Engenharia, 2016. Disponível em: <
  • [45] http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/3/anais/anais/158460.pdf> Acesso em: 06 fev.
  • [46] 2020.
  • [47] MELLO, José André Villas Boas; SANTOS, Vivian Janachevitz Duarte dos. A formação
  • [48] acadêmica em Engenharia de Produção, a demanda do mercado e as unidades curriculares de
  • [49] Instituições de Educação Superior públicas do Rio de Janeiro. Disponível em:
  • [50] Acesso em: 06 fev. 2020. Exacta, p. 13(1),
  • [51] 2015.
  • [52] PIRATELLI, Claudio Luis. A Engenharia de Produção no Brasil. Congresso Brasileiro de
  • [53] Ensino de Engenharia, XXXIII. 2005. Disponível em
  • [54]
  • [55] 1117717074687.pdf> Acesso em: 07 fev. 2020.
  • [56] RUF - Ranking Universitário Folha. Ranking de cursos de graduação. Disponível em:
  • [57] Acesso em
  • [58] 19 dez. 2019.
  • [59] SÁ, Klitia Valeska Bicalho de. O ensino de economia nos cursos de engenharia: reflexões e
  • [60] um estudo de caso. Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014. Disponível
  • [61] em: < http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/5/Artigos/130468.pdf> Acesso em: 06 fev.
  • [62] 2020.
  • [63] SAUNDERS, L. Ken Lauderbaugh; SAUNDERS, Joan. G. (2004). House of Quality
  • [64] Assessment of Business Skills required by Manufacturing Engineering Graduates.
  • [65] International Journal of Engineering Education, 20(5), 777–786. Disponível em:
  • [66] Acesso em: 06 fev. 2020.
  • [67] SIEGFRIED, John J.; BARTLETT, Robin L.; HANSEN, W.Lee; KELLEY, Allen C.;
  • [68] MCCLOSKEY, Donald N.; TIETENBERG, Thomas H. The Status and Prospects of the
  • [69] Economics Major. Jour-nal of Economic Education. Summer 1991, 22(3), p. 197–224.
  • [70] SILVA, Antônio Marcos Rodrigues; STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade;
  • [71] REZENDE, Marcelo Lacerda. Análise do ensino de Teoria Econômica nos cursos de
  • [72] Engenharia de Produção em seus aspectos curriculares. Revista Produção Online. 2012,
  • [73] vol.12, n.2, p.480-498.
  • [74] ZOGHI, Shervin. Engineering Economics and its role in the engineering curricula. American
  • [75] Society for Engineering Education Paper, 2015. Disponível em:
  • [76]
  • [77] 64678124.2103233079.1581000934-42924372.1562152529> Acesso em: 06 fev. 2020.
Como citar:

Lazzaretti, Maria Eliza C.; Schroeder, Vitória de Melo; Hofmann, Ruth M.; "GESTÃO E FINANÇAS PARA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: ANÁLISE COMPARATIVA DA PERIODIZAÇÃO DE DISCIPLINAS EM 10 UNIVERSIDADES BRASILEIRAS", p. 71-85 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viisimep-239280

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações