Blucher Engineering Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2357-7592
GESTÃO E FINANÇAS PARA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: ANÁLISE COMPARATIVA DA PERIODIZAÇÃO DE DISCIPLINAS EM 10 UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
GESTÃO E FINANÇAS PARA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: ANÁLISE COMPARATIVA DA PERIODIZAÇÃO DE DISCIPLINAS EM 10 UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Lazzaretti, Maria Eliza C.; Schroeder, Vitória de Melo; Hofmann, Ruth M.
Artigo completo:
A Engenharia de Produção tem suas origens junto à Administração Científica e, atualmente, conta com 10 grandes áreas estabelecidas pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Além de conteúdos voltados a melhoria produtiva e logística, inclui-se em seu currículo assuntos como economia e administração. Estes últimos, entretanto, são abordados diferentemente entre as universidades públicas no Brasil, visto que os cursos possuem duração, em geral, de 10 semestres e precisam contemplar todo o currículo estabelecido. Assim, espera-se que, de acordo com a oferta de cada instituição de ensino, o aluno egresso possa apresentar habilidades relacionadas à análise de investimentos e custos, compreender a Teoria Econômica e ter competência para dirigir um projeto ou organização, além de assegurar o controle das finanças pessoais. Visando elencar a quantidade de matérias voltadas à economia e gestão e analisar a periodização das disciplinas, o presente estudo determinou 10 instituições de ensino públicas na região Sul do Brasil como um espaço amostral e obteve, através de métodos estatísticos, possíveis relações.
A Engenharia de Produção tem suas origens junto à Administração Científica e, atualmente, conta com 10 grandes áreas estabelecidas pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Além de conteúdos voltados a melhoria produtiva e logística, inclui-se em seu currículo assuntos como economia e administração. Estes últimos, entretanto, são abordados diferentemente entre as universidades públicas no Brasil, visto que os cursos possuem duração, em geral, de 10 semestres e precisam contemplar todo o currículo estabelecido. Assim, espera-se que, de acordo com a oferta de cada instituição de ensino, o aluno egresso possa apresentar habilidades relacionadas à análise de investimentos e custos, compreender a Teoria Econômica e ter competência para dirigir um projeto ou organização, além de assegurar o controle das finanças pessoais. Visando elencar a quantidade de matérias voltadas à economia e gestão e analisar a periodização das disciplinas, o presente estudo determinou 10 instituições de ensino públicas na região Sul do Brasil como um espaço amostral e obteve, através de métodos estatísticos, possíveis relações.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/viisimep-239280
Referências bibliográficas
- [1] ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção. Áreas da Engenharia de
- [2] Produção. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/a-profissao/#1521896813678-
- [3] 350bca1a-b81a>. Acesso em 04 mar. 2018.
- [4] BORGES, Fernando Hagihara; TACHIBANA, Wilson Kendy. Aspectos Importantes para o
- [5] Ensino de Economia no Curso de Engenharia de Produção. Congresso Brasileiro de Ensino
- [6] de Engenharia, 2004. Disponível em:
- [7] <http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/15/artigos/01_432.pdf> Acesso em 06 fev.
- [8] 2020.
- [9] BORREGO, Maura; KNIGHT, David B.; GIBBS JR, Kenneth; CREDE, Erin. Pursuing
- [10] graduate study: factors underlying undergraduate engineering students’ decisions. Journal of
- [11] Engineering Education, v. 107, n. 1, p. 140-163, 2018.
- [12] BOSSHARDT, William; WALSTAD, William B. Does studying economics in college
- [13] influence loan decisions later in life? The Journal of Economic Education. 2018, vol. 49,
- [14] issue 2, p. 130-141 Disponível em:
- [15] <https://econpapers.repec.org/article/tafjeduce/v_3a49_3ay_3a2018_3ai_3a2_3ap_3a130-
- [16] 141.htm> Acesso em: 07 fev. 2020.
- [17] CAIRNCROSS, Alec. Economists and Engineers. Disponível em:
- [18] <https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-1-349-09514-8_11> Acesso em: 07 fev. 2020.
- [19] Science, Politics and the Public Good. 1988, p. 203-2015.
- [20] EVANS, Emily; NACHTMANN, Heather; NEEDY, Kim A look into the engineering
- [21] economy education. American Society for EngineeringEducationPaper, 2010. Disponível
- [22] em:
- [23] <https://pdfs.semanticscholar.org/8da1/141190c897f72eb47e31010d907fe603b009.pdf?_ga=
- [24] 2.124431433.2103233079.1581000934-42924372.1562152529> Acesso em 06 fev. 2020.
- [25] FARR, John. V.; MERINO, Donald. N., SCHAEFER, Charles, V.; Educating entry-level
- [26] engineers: are broad-based business/managerial skills a key to sustaining the US innovationbased economy? International Journal of Engineering Education, v. 19, n. 2, p. 252–259,
- [27] 2003.
- [28] HAYFORD, John F. The Relation of Engineering to Economics. College of Engineering
- [29] Northwestern University. 1917. Disponível em
- [30] <https://www.journals.uchicago.edu/doi/abs/10.1086/252928?mobileUi=0&> Acesso em: 07
- [31] fev. 2020.
- [32] HARTMAN, Joseph C; ENKE, David. Financial Engineering: the savior or end of
- [33] engineering economy? Financial Engineering : The Savior or End of Engineering Economy?
- [34] American Society for Engineering Education Paper, 2007. Disponível em:
- [35] <https://pdfs.semanticscholar.org/9f80/90aeb79f411b75a34354f37d6e4797e60cfa.pdf?_ga=2.64678124.210323
- [36] 3079.1581000934-42924372.1562152529> Acesso em: 06 fev. 2020.
- [37] IQBAL, Abdullah., FAROOQI, Nauman; SAUNDERS, Kent T. Teaching methods and
- [38] assessment techniques used for the introductory level undergraduate finance courses in British
- [39] and Irish universities. Journal of Economics and Finance Education, n. 5., v. 1, p. 47-61,
- [40] 2006.
- [41] MELO, Jéssica Bruna de Oliveira; NETO, Miguel Elias de Oliveira; SOUZA, Vanessa
- [42] Dantas de; CORREIA, Vanessa Luany Nogueira da Silva; MELO, Vivianny Crislley Gomes
- [43] da Costa. Educação em Engenharia de Produção. XLIV Congresso Brasileiro De Educação
- [44] Em Engenharia, 2016. Disponível em: <
- [45] http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/3/anais/anais/158460.pdf> Acesso em: 06 fev.
- [46] 2020.
- [47] MELLO, José André Villas Boas; SANTOS, Vivian Janachevitz Duarte dos. A formação
- [48] acadêmica em Engenharia de Produção, a demanda do mercado e as unidades curriculares de
- [49] Instituições de Educação Superior públicas do Rio de Janeiro. Disponível em:
- [50] <https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n1.5349> Acesso em: 06 fev. 2020. Exacta, p. 13(1),
- [51] 2015.
- [52] PIRATELLI, Claudio Luis. A Engenharia de Produção no Brasil. Congresso Brasileiro de
- [53] Ensino de Engenharia, XXXIII. 2005. Disponível em
- [54] <http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/14/artigos/SP-15-25046352818-
- [55] 1117717074687.pdf> Acesso em: 07 fev. 2020.
- [56] RUF - Ranking Universitário Folha. Ranking de cursos de graduação. Disponível em:
- [57] <https://ruf.folha.uol.com.br/2019/ranking-de-cursos/engenharia-de-producao/> Acesso em
- [58] 19 dez. 2019.
- [59] SÁ, Klitia Valeska Bicalho de. O ensino de economia nos cursos de engenharia: reflexões e
- [60] um estudo de caso. Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014. Disponível
- [61] em: < http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/5/Artigos/130468.pdf> Acesso em: 06 fev.
- [62] 2020.
- [63] SAUNDERS, L. Ken Lauderbaugh; SAUNDERS, Joan. G. (2004). House of Quality
- [64] Assessment of Business Skills required by Manufacturing Engineering Graduates.
- [65] International Journal of Engineering Education, 20(5), 777–786. Disponível em:
- [66] <https://www.ijee.ie/articles/Vol20-5/IJEE1515.pdf> Acesso em: 06 fev. 2020.
- [67] SIEGFRIED, John J.; BARTLETT, Robin L.; HANSEN, W.Lee; KELLEY, Allen C.;
- [68] MCCLOSKEY, Donald N.; TIETENBERG, Thomas H. The Status and Prospects of the
- [69] Economics Major. Jour-nal of Economic Education. Summer 1991, 22(3), p. 197–224.
- [70] SILVA, Antônio Marcos Rodrigues; STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade;
- [71] REZENDE, Marcelo Lacerda. Análise do ensino de Teoria Econômica nos cursos de
- [72] Engenharia de Produção em seus aspectos curriculares. Revista Produção Online. 2012,
- [73] vol.12, n.2, p.480-498.
- [74] ZOGHI, Shervin. Engineering Economics and its role in the engineering curricula. American
- [75] Society for Engineering Education Paper, 2015. Disponível em:
- [76] <https://pdfs.semanticscholar.org/9f80/90aeb79f411b75a34354f37d6e4797e60cfa.pdf?_ga=2.
- [77] 64678124.2103233079.1581000934-42924372.1562152529> Acesso em: 06 fev. 2020.
Como citar:
Lazzaretti, Maria Eliza C.; Schroeder, Vitória de Melo; Hofmann, Ruth M.; "GESTÃO E FINANÇAS PARA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: ANÁLISE
COMPARATIVA DA PERIODIZAÇÃO DE DISCIPLINAS EM 10 UNIVERSIDADES
BRASILEIRAS", p-71-85.
In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção .
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 23577592,
DOI 10.5151/viisimep-239280
últimos 30 dias
116
downloads
1
visualizações
5
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - GESTÃO E FINANÇAS PARA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: ANÁLISE COMPARATIVA DA PERIODIZAÇÃO DE DISCIPLINAS EM 10 UNIVERSIDADES BRASILEIRAS JO - Blucher Engineering Proceedings VL - 7 IS - 3 SP - 71 EP - 85 PY - 2020 T2 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção AU - , , SN - 23577592 DO - http://dx.doi.org/10.5151/viisimep-239280 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/gesto-e-finanas-para-engenharia-de-produo-anlise-comparativa-da-periodizao-de-disciplinas-em-10-universidades-brasileiras-35098 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Lazzaretti20144,
title="GESTÃO E FINANÇAS PARA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: ANÁLISE
COMPARATIVA DA PERIODIZAÇÃO DE DISCIPLINAS EM 10 UNIVERSIDADES
BRASILEIRAS",
journal="Blucher Engineering Proceedings",
volume="7",
number="3",
pages="71 - 85",
year="2020",
note="",
issn="23577592",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/viisimep-239280",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/gesto-e-finanas-para-engenharia-de-produo-anlise-comparativa-da-periodizao-de-disciplinas-em-10-universidades-brasileiras-35098",
author="Maria Eliza C. Lazzaretti", "Vitória de Melo Schroeder", "Ruth M. Hofmann",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Maria Eliza C. Lazzaretti, Vitória de Melo Schroeder, Ruth M. Hofmann, GESTÃO E FINANÇAS PARA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: ANÁLISE COMPARATIVA DA PERIODIZAÇÃO DE DISCIPLINAS EM 10 UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, Blucher Engineering Proceedings, Volume 7, 2020, Pages 71-85, ISSN 23577592, http://dx.doi.org/10.5151/viisimep-239280 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/gesto-e-finanas-para-engenharia-de-produo-anlise-comparativa-da-periodizao-de-disciplinas-em-10-universidades-brasileiras-35098) Palavras-chave:: ;