Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Gestão de Design e Agricultura Familiar: Como utilizar o design na geração de valor para os produtos da Cooperuraim na cidade de Paragominas - Pá

Design Management and Family Agriculture: How to use design to generate value for Cooperuraim products in the city of Paragominas - Pá

REIS, ALVES DOS ; Adebaro, ; VIEIRA, FARIAS ; Alessandra, ;

Artigo:

Esta pesquisa buscou analisar a importância da gestão de design na valorização do trabalho desenvolvido na cooperativa dos pequenos produtores rurais do Uraim - COOPERURAIM, localizada na cidade de Paragominas. A metodologia teve uma abordagem em estudo de caso e na pesquisa-ação, que possibilitou a elaboração do redesign da identidade visual, foi realizado um briefing para melhor compreensão. O redesign foi aceito, quando notado os benefícios que a mudança traria para a cooperativa, frente ao mercado consumidor, pois a marca seria reconhecida e identificada através das embalagens, rótulos e portfólio, todos elaborados pelo presente trabalho. Portanto a correta implantação da gestão de design foi de suma importância para a valorização dos produtos comercializados e o entendimento de organização e padronização fez com que fosse compreendido que a marca pode gerar valor e elevar o conceito da cooperativa não só através dos produtos.

Artigo:

This research sought to analyze the importance of design management in valuing the work developed in the cooperative of small rural producers of Uraim - COOPERURAIM, located in the city of Paragominas. The methodology had a case study approach and action research, which enabled the elaboration of the visual identity redesign, a briefing was carried out for better understanding. The redesign was accepted, when it was noticed the benefits that the change would bring to the cooperative, in front of the consumer market, because the brand would be recognized and identified through the packaging, labels and portfolio, all elaborated by the present work. Therefore, the correct implementation of design management was of paramount importance for the valorization of commercialized products and the understanding of organization and standardization made it understood that the brand can generate value and elevate the concept of the cooperative not only through the products.

Palavras-chave: gestão de design; agricultura familiar; identidade visual.,

Palavras-chave: design management; family farming; visual identity.,

DOI: 10.5151/ped2022-2392828

Referências bibliográficas
  • [1] ABRAMOVAY, R. De volta para o futuro: mudanças recentes na agricultura familiar. Anais do Iº Seminário Nacional do Programa de Pesquisa em Agricultura Familiar da EMBRAPA – Petrolina: 1995 p. 17-27. _____________________________________________________________________________
  • [2] ABRAMOVAY, R. O Futuro das Populações Rurais. Porto Alegre, Ed. UFRGS, 2003. _____________________________________________________________________________
  • [3] ABRAMOVAY, R.; PIKETTY; M.G. Política de crédito do programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar (Pronaf): resultados e limites da experiência brasileira nos anos 90. Cadernos de Ciência e Tecnologia, Brasília, v. 22, n. 1, p. 53-66, jan./abr. 2005. _____________________________________________________________________________
  • [4] BARBIER, R. A Pesquisa-Ação. Brasília: Liber, 2007. Tradução de LucieDidio. _____________________________________________________________________________
  • [5] BCD - Barcelona Centre de Disseny. Manual sobre Gestió de Disseny per a empreses que obren nous mercats. Barcelona, 2007. Disponível em: . Acesso em: 09 jun. 201 _____________________________________________________________________________
  • [6] BERENDS, Hans et al. External designers in product design processes of small manufacturing firms. Design Studies, v. 32, n. 3, p. 86-108, 2011. _____________________________________________________________________________
  • [7] BEST, K. (2009). Gestão de design: gerir a estratégia, os processos e a implementação do design. Lisboa: Diverge Design S.A. _____________________________________________________________________________
  • [8] FARIA, Marcos Arêas de; SOUZA, Caissa Veloso e. A influência da embalagem no composto de marketing. IV Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Niterói, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 200 _____________________________________________________________________________
  • [9] GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. _____________________________________________________________________________
  • [10] GOULART, Michela Cristiane França; MERINO, Eugenio Andrés Díaz;
  • [11] _____________________________________________________________________________
  • [12] MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz. Design management in mariculture as a factor for strategic competitiveness. Strategic Design Research Journal, v. 3, n.3, p. 127-136, 2013. _____________________________________________________________________________
  • [13] HIRANO, T. Design andCulture: Developing a Nation's Brand with Design Management. Design Management Review, Boston, v. 17, n. 1, p. 15-20, Winter 2006. _____________________________________________________________________________
  • [14] JUNQUEIRA, C. P.; LIMA, J. F. de. Políticas públicas para a agricultura familiar no Brasil. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 29, n. 2, p. 159-176, jul./dez. 2008. Disponível em: file:///C:/Users/cliente/Downloads/5469-19789-1-PB.pdf. _____________________________________________________________________________
  • [15] KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane.Administração de marketing. Trad. Mônica Rosemberg, Claudio Freire e Brasil Ramos Fernandes. São Paulo: Pearson, 2006. _____________________________________________________________________________
  • [16] MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 6ed. São Paulo: Atlas, 2007
  • [17] __________________________________________________________________________
  • [18] MARTINS, R. F. de F. & MERINO, E. A. D. (2011). A gestão de design como estratégia organizacional. Rio de Janeiro: Rio Books.
  • [19] _____________________________________________________________________________
  • [20] MERINO, Eugenio; MERINO, Giselle; FIGUEIREDO, Luiz Fernando. Design Valorizando produtos da agricultura familiar – Hermes de Ré. Florianópolis: EPAGRI, 2007. 109p. _____________________________________________________________________________
  • [21] MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz. A contribuição da gestão de design em grupos produtivos de pequeno porte no setor da maricultura: o caso AMPROSUL. 2010. 184 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. _____________________________________________________________________________
  • [22] OQUIST, P. The epistemologyofactionresearch. Acta Sociologica, v. 21, n. 2, p. 143-163, 1978. http://dx.doi. org/10.1177/000169937802100204. _____________________________________________________________________________
  • [23] PINTO, João Bosco Guedes. Pesquisa-Ação: Detalhamento de sua sequência metodológica. Recife, 1989, Mimeo.
  • [24] _____________________________________________________________________________
  • [25] SCHNEIDER, S. Agricultura familiar e desenvolvimento rural endógeno: elementos teóricos e um estudo de caso. In: Froehlich, J.M.; Vivien Diesel. (Org.). Desenvolvimento Rural - Tendências e debates comtemporâneos. Ijuí: Unijuí, 2006. _____________________________________________________________________________
  • [26] STRINGER, E. T. Action Research: a Handbook for Practitioners. Sage, 1996. _____________________________________________________________________________
  • [27] STRUNK, G. (2004). Viver de design. Rio de Janeiro: 2ab. _____________________________________________________________________________
  • [28] VIEIRA, L.F. Agricultura e agroindústria familiar. Revista de Política Agrícola. v.7, n.01, p.11-23, Jan./Mar. 1998.
Como citar:

REIS, ALVES DOS; Adebaro, ; VIEIRA, FARIAS; Alessandra, ; "Gestão de Design e Agricultura Familiar: Como utilizar o design na geração de valor para os produtos da Cooperuraim na cidade de Paragominas - Pá", p. 8038-8053 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-2392828

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações