Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

GERMINAÇÃO E PRODUÇÃO DE MUDAS DE TAMBORIL (Enterolobium contortisiliquum) PARA USO EM RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Silva, Flávio Henrique Miranda ; Ruas, Murilo Antônio Oliveira ; Pinho, Emanuelle Ferreira Melo de ;

Artigo Completo:

No Brasil o número de projetos de recuperação de áreas degradadas vem crescendo devido ao cumprimento da legislação ambiental e conscientização sobre a importância da recuperação dessas áreas. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a germinação das sementes e o crescimento inicial de plantas de Tamboril através da utilização de diferentes métodos de quebra de dormência. Os experimentos foram realizados através da indução das sementes de Tamboril aos seguintes tratamentos: imersão em água quente a 60° por 20 minutos, imersão em água em temperatura ambiente por 12 horas e escarificação mecânica com lixa de parede. Além disso, também foi utilizada uma testemunha. As sementes foram semeadas em sacolas plásticas com capacidade de 3 litros, contendo como substrato a mistura de terra, areia e esterco bovino. Esse material foi submetido a dois tipos de cultivo: à pleno sol e em viveiro coberto por sombrite com 50% de interceptação da radiação solar. O tratamento utilizando a escarificação mecânica com lixa de parede apresentou o maior índice de germinação, 100% aos 30 dias, para o cultivo sob sombreamento. As plantas que apresentaram a maior altura foram as submetidas à escarificação mecânica com lixa de parede, que atingiram um total de 24,25 cm aos 60 dias, para o cultivo no sol. O mesmo comportamento ocorreu para a variável diâmetro do caule, onde, os materiais em pleno sol e o cultivo sob sombreamento apresentaram 4,95 e 4,83 cm aos 60 dias, respectivamente. O menor diâmetro do caule foi apresentado na testemunha apenas para o cultivo em pleno sol, já que as sementes sob sombreamento não germinaram.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Superação de dormência, Germinação, Tamboril,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-202

Referências bibliográficas
  • [1] ALEXANDRE, R. S.; GONÇALVES, F. G.; ROCHA, A. P.; ARRUDA, M. P.; LEMES, E. Q. Tratamentos físicos e químicos na superação de dormência em sementes de Enterolobium contortiliquum (Vell.) Morong. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, Recife-PE, v. 4, n. 2, p. 156-159, 2009.
  • [2] BIANCHETTI, A.; RAMOS, A. Comparação de tratamentos para superar a dormência de sementes de Canafístula peltophorum dubium (Spreng.) Taubert. Boletim de Pesquisa Florestal, n. 4, p. 91-99, 198
  • [3] MORI, E. S.; PIÑA-RODRIGUES, F. C. M.; FREITAS, N. P.; MARTINS, R. B. Sementes florestais: guia para germinação de 100 espécies nativas. São Paulo: Instituto Refloresta, 2012. 159 p.
Como citar:

Silva, Flávio Henrique Miranda; Ruas, Murilo Antônio Oliveira; Pinho, Emanuelle Ferreira Melo de; "GERMINAÇÃO E PRODUÇÃO DE MUDAS DE TAMBORIL (Enterolobium contortisiliquum) PARA USO EM RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS", p. 2015-2024 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-202

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações