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Gerenciamento térmico da bateria em veículos elétricos: o sistema líquido combinado

BUFALO, Luis Alfredo; GONELLI, Gabriel Morales; BAUMGARTNER, Luis F.;

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A principal fonte de energia para os veículos elétricos é a bateria Lítio-íon caracterizada por elevada densidade de potência, longa vida útil e possui menor impacto ambiental. No entanto, alguns fatores limitam o desenvolvimento da bateria, afetando especialmente desempenho, vida útil e segurança. Esses fatores em um veículo híbrido/elétrico são seguramente melhorados quando se dispõe de um sistema de gerenciamento térmico eficiente. Tal eficiência manifesta-se na capacidade de se manter o conjunto de baterias na faixa de temperatura ideal ao mesmo tempo em que não se demanda potência em excesso do sistema de alimentação que deveria abastecer o módulo de propulsão. Este trabalho apresenta o sistema líquido combinado onde o circuito refrigerante do ar-condicionado é derivado para um trocador adicional refrigerante-água denominado chiller, acoplado a uma segunda válvula de expansão que proporciona potencial de refrigeração para o circuito secundário (água) que por sua vez está conectado às placas de refrigeração do conjunto de baterias. Uma avaliação utilizando-se de critérios tais como maiores índices de performance, flexibilidade de utilização, segurança e eficiência energética indica os benefícios desta solução quando comparado a outros modelos.

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Palavras-chave: gerenciamento térmico,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/engpro-simea2017-33

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Como citar:

BUFALO, Luis Alfredo; GONELLI, Gabriel Morales; BAUMGARTNER, Luis F.; "Gerenciamento térmico da bateria em veículos elétricos: o sistema líquido combinado", p. 435-447 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2017-33

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