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GERENCIAMENTO DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA BI COMBUSTÍVEL COM OTIMIZAÇÃO DE TORQUE

HAYASHIDA, Paulo Alexandre Pizará ; NOVAES, Lucas Motta de ; JUSTO, João Francisco ; LAGANA, Armando Antonio Maria ; ROSSETTI, Pedro Castro ;

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O sistema de controle do torque do motor tem um papel crítico em um veículo automotor, uma vez que o motor precisa atender à demanda solicitada pelo motorista de maneira mais rápida e estável possível. O torque produzido pelo motor é uma consequência da pressão de combustão desenvolvida no interior do cilindro, que é relacionada ao avanço de ignição. Logo é necessário o controle correto da mistura entre ar e combustível e do avanço de ignição, para se obter a máxima pressão de combustão. Porém diferentes combustíveis e suas misturas não possuem os mesmos parâmetros ótimos para o avanço de ignição e tempo de injeção. O presente trabalho propõe o controle do avanço de ignição e do tempo de injeção em malha fechada de um motor bi combustível, a fim de se aperfeiçoar o torque de saída do motor em função da composição do combustível utilizado. A porcentagem de etanol presente no combustível é obtida através de um sensor de composição. A eficiência do sistema em corrigir seus parâmetros em função da composição do combustível e os parâmetros de torque e potência são analisados.

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Palavras-chave: sistema de controle do torque do motor,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/engpro-simea2017-19

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Como citar:

HAYASHIDA, Paulo Alexandre Pizará; NOVAES, Lucas Motta de; JUSTO, João Francisco; LAGANA, Armando Antonio Maria; ROSSETTI, Pedro Castro; "GERENCIAMENTO DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA BI COMBUSTÍVEL COM OTIMIZAÇÃO DE TORQUE", p. 252-267 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2017-19

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