Artigo - Open Access.

Idioma principal

GERAÇÃO DE ENERGIA À PARTIR DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS DO CARVÃO VEGETAL E BIODIESEL

POWER GENERATION AS FROM INDUSTRIAL WASTE OF CHARCOAL AND BIODIESEL

FONSECA, PAULO RICARDO FRAGA ; OLIVEIRA, MICHEL PICANÇO ; JÚNIOR, ANANIAS FRANCISCO DIAS ; ALMEIDA, SARA MEDEIROS DE ; , ;

Artigo:

Este trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade técnica da produção de briquetes a partir de finos de carvão vegetal e de glicerina bruta, para a geração de energia. Foram produzidos briquetes de três composições de glicerina, de aglutinante e duas pressões de compactação, por meio da prensa hidráulica. A qualidade dos briquetes foi avaliada por meio de análises de resistência ao impacto, teor de cinzas e poder calorífico. Em relação à resistência ao impacto, em diferentes composições, os briquetes produzidos foram capazes de suportar 3 quedas. Em termos de teor de cinzas, os briquetes com composição de 65% de carvão, 20% de glicerina e 15% de aglutinante apresentaram os melhores resultados. Já no poder calorífico, os melhores resultados foram obtidos na composição de 70 % de carvão, 20 % de glicerina e 10 % de aglutinante. Sendo o último, considerado o melhor briquete, pois além de apresentar valores semelhantes de teor de cinzas, possui melhor poder calorífico e utiliza maior quantidade de finos de carvão.

Artigo:

Palavras-chave: BIOMASSA. BRIQUETES. CARVãO.,

Palavras-chave: BIOMASS. BRIQUETTES. CHARCOAL.,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT135

Referências bibliográficas
Como citar:

FONSECA, PAULO RICARDO FRAGA; OLIVEIRA, MICHEL PICANÇO; JÚNIOR, ANANIAS FRANCISCO DIAS; ALMEIDA, SARA MEDEIROS DE; , ; "GERAÇÃO DE ENERGIA À PARTIR DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS DO CARVÃO VEGETAL E BIODIESEL", p. 224-230 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT135

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações