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Geneal: nostalgia e imaginário carioca no branding de um cachorro-quente

Geneal: nostalgia and ‘carioca’ imaginary for a hot dog branding

PERROTTA, Isabella ; DE MENEZES MIGLIARI, Mirella ;

Artigo:

Este artigo é o resultado de uma pesquisa exploratória que analisa, de forma contextualizada, a participação do design gráfico – através de suas dimensões físicas e simbólicas – nas estratégias de branding e comunicação da marca Geneal que, apesar de ter o cachorro-quente – tipicamente americano – como seu principal produto, se assume como sendo “genuinamente carioca”. Para estabelecer este posicionamento, têm sido utilizadas imagens representativas da praia e de lugares-símbolos da cidade, grafismos com elementos florais tropicais, além de referências vintages que apelam para a nostalgia de quando a marca foi implantada. O levantamento de dados partiu de referências bibliográficas interdisciplinares e levantamento de imagens tais como de pontos de venda, campanhas, mídias sociais e o atual brandbook da empresa, além da realização de uma entrevista com a gerente geral da marca. Para o processo de análise considerou-se, especialmente, as lentes teóricas de Roland Barthes e o modelo metodológico de Martine Joly.

Artigo:

This paper is the outcome of an exploratory research that analyzes the role of graphic design - through its physical and symbolic dimensions - in the branding and communication strategies of the Geneal brand which, despite having the typically American hot dog as its main product, positions itself as genuinely carioca. To establish this positioning, representative images of the beach and the city's symbolic places are in place, combined to graphics with tropical floral elements, as well as vintage references that appeal to the nostalgia of a time when the brand first appeared. The data collection started with interdisciplinary references and survey of images such as points of sale, campaigns, social media and the current brandbook of the company, in addition to conducting an interview with the general manager of the brand. Taking the analysis process, the theoretical lenses of Roland Barthes and the methodological model of Martine Joly were applied.

Palavras-chave: Branding; Design Gráfico; Rio de Janeiro; Nostalgia; Imaginário.,

Palavras-chave: Branding; Graphic Design; Rio de Janeiro; Nostalgia, Imaginary.,

DOI: 10.5151/ped2022-4566149

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Como citar:

PERROTTA, Isabella; DE MENEZES MIGLIARI, Mirella; "Geneal: nostalgia e imaginário carioca no branding de um cachorro-quente", p. 844-861 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4566149

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