Blucher Design Proceedings
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Gamificação: relações com a gestão de design
Gamificação: relações com a gestão de design
Ferreira, Alais Souza; Cestari, Glauba Alves do Vale; Figueiredo, Luiz Fernando Gonçalves de; Merino, Giselle Schmidt Alves Diaz; Merino, Eugenio Andrés Díaz
Artigo completo:
Agamificação é vista como um meio para atingir objetivos envolvendo pessoas esoluções de problemas em diversos ambientes e contextos, aumentando ointeresse, engajamento e eficiência na realização das tarefas usando a mecânicados games. Dessa forma, questiona-se: como tem sido utilizada a gamificação? E como esta pode ser aplicada no processo deGestão de Design (GD)? Esta pesquisa classifica-se como exploratória e qualitativa,tendo como procedimento metodológico a revisão de literatura de pesquisascientíficas. A sua relevância está na transposição da gamificação para ocontexto de GD, visto que, essa atividade multidisciplinar, centrada no homem,envolve conhecimentos e interesses diversos na solução de problemas. Osresultados deste estudo vem contribuir com reflexões sobre a aplicabilidade dagamificação na GD e estimular o desenvolvimento de novos estudos nesta área aogerar impacto social, já que a gamificacão pode auxiliar na resolução deproblemas. A incorporação da gamificação no processo da GD, como meio para seatingir fins em projetos de produtos e serviços, agrega contribuições à tomadade decisões e às práticas dessa atividade.
Agamificação é vista como um meio para atingir objetivos envolvendo pessoas esoluções de problemas em diversos ambientes e contextos, aumentando ointeresse, engajamento e eficiência na realização das tarefas usando a mecânicados games. Dessa forma, questiona-se: como tem sido utilizada a gamificação? E como esta pode ser aplicada no processo deGestão de Design (GD)? Esta pesquisa classifica-se como exploratória e qualitativa,tendo como procedimento metodológico a revisão de literatura de pesquisascientíficas. A sua relevância está na transposição da gamificação para ocontexto de GD, visto que, essa atividade multidisciplinar, centrada no homem,envolve conhecimentos e interesses diversos na solução de problemas. Osresultados deste estudo vem contribuir com reflexões sobre a aplicabilidade dagamificação na GD e estimular o desenvolvimento de novos estudos nesta área aogerar impacto social, já que a gamificacão pode auxiliar na resolução deproblemas. A incorporação da gamificação no processo da GD, como meio para seatingir fins em projetos de produtos e serviços, agrega contribuições à tomadade decisões e às práticas dessa atividade.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/cidi2017-004
Referências bibliográficas
- [1] AGUIAR, Marina Cuneo; Merino, Eugenio Andrés Díaz; Merino, Giselle Schmidt A. D. & Triska, Ricardo. 2015. Gestão de design e sua contribuição para organizações no setor do artesanato: proposição e implementação de um plano estratégico para a ARA – Associação Ribeirão de Artesanato. In: IDEMI 2015. Fourth International Conference on Integration of Design, Engineering and Management for innovation. Florianópolis: UDESC. AMÉRICO, Marcos & NAVARI, Shelley Costa. 2013. Gamificação: abordagem e construção conceitual para aplicativo sem TV Digital Interativa. Revista GEMInIS, v.2, n.2/4: 87-105.
Como citar:
Ferreira, Alais Souza; Cestari, Glauba Alves do Vale; Figueiredo, Luiz Fernando Gonçalves de; Merino, Giselle Schmidt Alves Diaz; Merino, Eugenio Andrés Díaz; "Gamificação: relações com a gestão de design", p-34-44.
In: .
São Paulo: Blucher,
2018.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/cidi2017-004
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TY - CONF T1 - Gamificação: relações com a gestão de design JO - Blucher Design Proceedings VL - 4 IS - 5 SP - 34 EP - 44 PY - 2018 T2 - 8º Congresso Internacional de Design da Informação / 8º Congresso Nacional de Iniciação Científica em design da informação AU - , , , , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/cidi2017-004 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/gamificao-relaes-com-a-gesto-de-design-27988 KW - ER -
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Alais Souza Ferreira, Glauba Alves do Vale Cestari, Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Giselle Schmidt Alves Diaz Merino, Eugenio Andrés Díaz Merino, Gamificação: relações com a gestão de design, Blucher Design Proceedings, Volume 4, 2018, Pages 34-44, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/cidi2017-004 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/gamificao-relaes-com-a-gesto-de-design-27988) Palavras-chave:: ;