Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
Gamificação na educação patrimonial: Escola Álvaro Guião (SP-BR)
Gamificação na educação patrimonial: Escola Álvaro Guião (SP-BR)
Crivelli, Juliana de Mello; Vizioli, Simone Helena Tanoue
Full Article:
This article integrates works developed in the Núcleo de Apoio em Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.elac) of the Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, and aims to evaluate the contribution of the game as an auxiliary instrument to the patrimonial education (Horta, Grunberg & Monteiro, 1999). Games present themselves as one of the constitutive elements of culture, and many are the authors that discuss the theme. Between them, Huizinga, 2000; Callois, 1990 and Brougère, 2004. The developed game is an interactive narrative inside a building listed as herritage by the Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico (CONDESPHAASC): the Escola Estadual Dr. Álvaro Guião.
This article integrates works developed in the Núcleo de Apoio em Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.elac) of the Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, and aims to evaluate the contribution of the game as an auxiliary instrument to the patrimonial education (Horta, Grunberg & Monteiro, 1999). Games present themselves as one of the constitutive elements of culture, and many are the authors that discuss the theme. Between them, Huizinga, 2000; Callois, 1990 and Brougère, 2004. The developed game is an interactive narrative inside a building listed as herritage by the Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico (CONDESPHAASC): the Escola Estadual Dr. Álvaro Guião.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/despro-sigradi2016-499
Referências bibliográficas
- [1] Albuquerque, R. M., & Fialho, F. A. P. (2010). A interatividade e o potencial de aprendizagem através dos jogos eletrônicos. Encuentro Latinoamericano de Diseño em Palermo. Actas de Diseño no9, v. 9, 175-178.
- [2] Arce, A. (Org); Nery, A. C. B. (Org). (2011). Ideias pedagógicas em movimento: Produção de saberes na Escola Normal Secundária de São Carlos. São Carlos: EdUFSCar.
- [3] Brougère, G. (2004). Brinquedos e Companhia. São Paulo: Cortez.
- [4] Bomtempo, Edda. (1999). Brinquedo e Educação: na Escola e no Lar. Psicologia Escolar e Educacional, Abrapee / São Paulo, v. III, n.1, p. 61-69.
- [5] Caillois, R. (1990). Os Jogos e os Homens. Lisboa: Cotovia.
- [6] Fadel, L. M. (Org) et al. (2014). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural.
- [7] Flusser, V. (2008). O Universo das Imagens Técnicas. Elogio da Superficialidade. São Paulo: Annablume.
- [8] Horta, M. de L. P., Grumberg, E., & Monteiro, A. Q. (1999). Guia Básico da Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Artístico Nacional, Museu Imperial.
- [9] Huizinga, J. (2000). Homo Ludens: O Jogo como Elemento de Cultura. São Paulo: Perspectiva, 4ª edição.
- [10] Meira, A. M. (2003). Benjamin, os brinquedos e a infância contemporânea. Psicologia & Sociologia. n.2, vol.15, 74-87. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- [11] Morila, A. P. (2005, Setembro). Um monumento na avenida: a escola normal de São Carlos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.19, p. 40 -62, ISSN: 1676-2584
- [12] Santaella, L. Games e Comunidades Virtuais. (2004) In: Hiper> Relações Eletro/ Digitais. Porto Alegre: Santander Cultural, Retirado de: http://www.canalcontemporaneo.art.br/tecnopoliticas/archives/000334.html
- [13] Santiago, R. P. (2011). Jogos e Processos de Projeto: Diálogos Possíveis. Artigo. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas. XV Congresso SIGRADI.
- [14] Stencylpedia - Table of Contents. (2016). Stencyl.com. Retirado 16 de janeiro 2016, de http://www.stencyl.com/help/toc/
Como citar:
Crivelli, Juliana de Mello; simone helena vizioli; "Gamificação na educação patrimonial: Escola Álvaro Guião (SP-BR)", p-860-864.
In: <strong>XX Congreso de la Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital [=Blucher Design Proceedings, v.3 n.1]</strong>.
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/despro-sigradi2016-499
últimos 30 dias
147
downloads
0
visualizações
2
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - Gamificação na educação patrimonial: Escola Álvaro Guião (SP-BR) JO - Blucher Design Proceedings VL - 3 IS - 1 SP - 860 EP - 864 PY - 2016 T2 - XX Congreso de la Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital AU - , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/despro-sigradi2016-499 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/gamificao-na-educao-patrimonial-escola-lvaro-guio-sp-br-24898 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Crivelli20144,
title="Gamificação na educação patrimonial: Escola Álvaro Guião (SP-BR)",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="3",
number="1",
pages="860 - 864",
year="2016",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/despro-sigradi2016-499",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/gamificao-na-educao-patrimonial-escola-lvaro-guio-sp-br-24898",
author="Juliana de Mello Crivelli", "Simone Helena Tanoue Vizioli",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Juliana de Mello Crivelli, Simone Helena Tanoue Vizioli, Gamificação na educação patrimonial: Escola Álvaro Guião (SP-BR), Blucher Design Proceedings, Volume 3, 2016, Pages 860-864, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/despro-sigradi2016-499 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/gamificao-na-educao-patrimonial-escola-lvaro-guio-sp-br-24898) Palavras-chave:: ;