Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

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Gamificação e aprendizagem de jovens: RBI sobreos Aspectos Cognitivos e o Design de Interfaces

Gamification and youth learning: RBI on Cognitive Aspects and InterfaceDesign

Guimarães, Isabela Sousa; Paschoarelli, Luis Carlos;

Artigo completo:

O presente artigo aborda a importância da ergonomia cognitiva na criação de ferramentas degamificação e tem por propósito discutir a efetividade de sua aplicação no ensino (médio e superior)de jovens, bem como o seu impacto cognitivo. O método utilizado foi a Revisão BibliográficaIntegrativa (RBI), realizada entre os anos de 2010 a 2020, por meio da seleção de quatro baseseletrônicas, distribuídas entre os grupos de strings de busca: Gamification + Cognitive Impact +Young. Os quatro resultados obtidos da pesquisa — Silva, Sales e Castro (2019), Cabada (2018), Fan,Xiao e Su (2015) e Barata et. al. (2013) — possibilitaram compreender o uso da gamificação emplataformas de aprendizagem, seus estímulos para o aumento no número de acertos e os demaisbenefícios cognitivos trazidos pela inserção dessas ferramentas no contexto de ensino.

Artigo completo:

This article discusses the importance of cognitive ergonomics in the creation ofgamification tools and aims to discuss the effectiveness of its application in high school and highereducation for young people, as well as its cognitive impact. The method used was the IntegrativeBibliographic Review (RBI), carried out between 2010 and 2020, through the selection of fourelectronic bases, distributed among the groups of research sequences: Gamification + ImpactCognitive + Young. The four results obtained in the research — Silva, Sales and Castro (2019),Cabada (2018), Fan, Xiao and Su (2015) and Barata et. al. (2013) — makes it possible to understandor use gamification in learning platforms, their stimuli to increase the number of numbers and theother cognitive benefits brought by the insertion of these tools in the teaching context.

Palavras-chave: Gamificação; Design de interfaces; Ergonomia cognitiva; Impacto cognitivo; Revisão bibliográficaintegrativa,

Palavras-chave: Gamification; Interface Design; Cognitive ergonomics; Cognitive impact; Integrativebibliographic review,

DOI: 10.5151/cid2020-74

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Como citar:

Guimarães, Isabela Sousa; Paschoarelli, Luis Carlos; "Gamificação e aprendizagem de jovens: RBI sobreos Aspectos Cognitivos e o Design de Interfaces", p. 973-983 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-74

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