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Games: uma reflexão sobre contextos e sua influência na construção do futuro

Games: a reflection about contexts and their influence on the construction of the future

SANTOS, Filipe Mesquita dos; SOBRAL, JOÃO E. C.; Dr., ; CAVALCANTI, Anna L. M. S.;

Artigo:

Este artigo é um relato de um recorte da dissertação em andamento no Mestrado Profissional em Design da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), cujo objetivo é refletir sobre a influência dos games na construção do futuro. A pesquisa foi qualitativa quanto ao tratamento dos dados e descritiva quanto ao fenômeno tratado. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, em que aborda os games no contexto cultural e socioeconômico; enfatiza a evolução ao longo da história, com foco na interação entre jogos e jogadores. O Design foi abordado como (I) a ciência que estuda o mundo criado (pelo homem), conforme sugere Cross (1982), e como (II) ‘designação’, ou seja, o sentido e o valor dos produtos criados pelo homem situados em seu tempo-espaço (CARDOSO 2016). As análises foram geradas a partir de cenários traçados para o futuro e a influência dos games nos cenários do advir.

Artigo:

This article is a report of a recent dissertation of Professional Master in Design of the University of the Region of Joinville (UNIVILLE), whose objective is to reflect about the influence of the games in the construction of the future. The research was qualitative about the treatment of the data and descriptive for the phenomenon reported. Data collection was supported by bibliographic research, mainly about the games in the cultural and socioeconomic context; the evolution throughout history, with an interaction between games and players. Design was approached as a science that studies the created-world (by humans), as suggested by Cross (1982), and as 'designation', the meaning and value of man-made products in their time-space (CARDOSO 2016). The forests were generated from a series of scenarios for the future and an influence of the games in these scenarios.

Palavras-chave: jogos, vídeo games, cenários,

Palavras-chave: games, video games, scenarios,

DOI: 10.5151/ped2018-4.2_ACO_35

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

SANTOS, Filipe Mesquita dos; SOBRAL, JOÃO E. C.; Dr., ; CAVALCANTI, Anna L. M. S.; "Games: uma reflexão sobre contextos e sua influência na construção do futuro", p. 3366-3379 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-4.2_ACO_35

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