Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

GAME DESIGN E HCI: A IMPORTÂNCIA DE ESTUDOS E PESQUISA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS

Azoubel, Priscilla Bensabath ; Pina, Lorena Viana ; Demaison, André Leonardo ; Campos, Lívia Flávia de Albuquerque ;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta uma revisão atualizada sobre a importância da pesquisa e dos processos metodológicos no desenvolvimento de jogos digitais. Objetiva-se analisar importantes elementos, características e processos dos métodos conhecidos de des envolvimento de jogos digitais, processos esses que passaram por diferentes mudanças e adaptações ao longo dos anos, principalmente a partir do momento em que teve início a demanda por jogos que podem ser utilizados também no ensino de conteúdo s e na reabilitação de pacientes. Tais modalidades exig em um maior cuidado no projeto tanto para atender às necessidades demand adas pelas condições do usuário como para facilitar a obtenção de feedbacks e resultados para o profissional responsável por ele. É necessário ainda proporcionar uma experiência mais completa e interativa com o jogo, possibilitando a resolução de desafios ao usuário e sua consequente satisfação com o software. Apesar da reabilitação em si não ser o foco neste trabalho, o mesmo faz parte de uma pesquisa maior que está sendo desenvolvida pelos autores sobre o uso de jogos digitais em processos de reabilitação.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Jogos; usabilidade; interface,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0379

Referências bibliográficas
  • [1] ALVES, Dayvisson M.; PADOVANI, Stephania. Estabelecendo relações entre critérios de avaliação ergonômica em HCI e recomendações de game design.Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2006.
  • [2] BARROS, Maisa de Souza. Estudo de usabilidade em jogos educativos 3d: um estudo de caso. 2015.
  • [3] BREYER, Felipe B.; MOURA, Dinara; PADOVANI, Stephania; NEVES, André. AVALIAÇÃO DE USABILIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS. [s.d.]
  • [4] CUPERSCHMID, Ana Regina Mizrahy; HILDEBRAND, Hermes Renato. Avaliação Heurística de Jogabilidade.SBC-Anais do SBGames, São Paulo, SP, Brasil, p. 371-378, 2013.
  • [5] CYBIS, Walter; HOLTZ, A.; FAUST, Richard. Ergonomia e usabilidade. São Paulo: Novatec, 2010.
  • [6] ELLWANGER, Cristiane. KID+: Sistema para Gerenciamento de Jogos Digitais Educacionais com Desenvolvimento Guiado por Preceitos de Usabilidade. 2013.
  • [7] FREIRE, Fernanda Maria Pereira; DA SILVA, André Constantino; DOS REIS, Carolina Fernandes. MUDANÇAS CONCEITUAL E DE MODALIDADE: IMPACTOS NA USABILIDADE DE JOGOS DIGITAIS.RENOTE, v. 13, n. 1. [s.d]
  • [8] GURGEL, Ivannoska et al. A importância de avaliar a usabilidade dos jogos: A experiência do virtual team.Anais do SBGames, Recife, 2006.
  • [9] JUNIOR, Ademar de Souza Reis; NASSU, BOGDAN T.; JONACK, MARCO ANTONIO. Um estudo sobre os processos de desenvolvimento de Jogos Eletrônicos(Games).IN: HTTP://WWW. ADEMAR. ORG/TEXTOS/PROC_DESENV_G AMES/PROC_DESENV_GAMES. PDF, 2002.
  • [10] LUCCHESE, Fabiano; RIBEIRO, Bruno. Conceituação de jogos digitais .Sao Paulo, 2009.
  • [11] MEDEIROS FILHO, Marisardo et al. A importância da prototipação no design de games. SBC – Proceedings of SBGames. 2013.
  • [12] MEDEIROS, Jerry Fernandes. Avaliação de Usabilidade e Jogabilidade em Jogos para Dispositivos Móveis. 2015.
  • [13] PERES, Angela Lima et al. Estudo dos elementos de interatividade recomendados em jogos e a satisfação na experiência dos jogadores de The Elder Scrolls V: Skyrim® e Left 4 Dead 2®. 2012.
  • [14] PERRY, Gabriela T. et al. Necessidades específicas do design de jogos educacionais.Sociedade Brasileira de Computação-SBGames, Porto Alegre, 2007.
  • [15] TAVARES, Roger. Fundamentos de game design para educadores.I Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação-Construindo novas trilhas, 2005.
Como citar:

Azoubel, Priscilla Bensabath; Pina, Lorena Viana; Demaison, André Leonardo; Campos, Lívia Flávia de Albuquerque; "GAME DESIGN E HCI: A IMPORTÂNCIA DE ESTUDOS E PESQUISA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS", p. 4410-4418 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0379

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações