Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

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Game Design e construção de vínculos emocionais: Um estudo de caso em God of War

Game design and emotional bonding: A Case Study in God of War

Marques, João Vitor Do Vale ; Rita Ribeiro, Aparecida da Conceição ; Horta, Anderson Antonio ; , ;

Artigo:

O entretenimento oferecido pelos videogames evoluiu significativamente nas últimas cinco décadas, possibilitando que se tornassem ao longo do tempo uma forma sofisticada de contar histórias e transmitir mensagens emocionais e sociais. Para criar jogos que evocam emoções e envolvem os jogadores em uma experiência imersiva, é fundamental contar com ferramentas que ajudem no processo de desenvolvimento emocional dos personagens e da narrativa. O design emocional é uma dessas ferramentas, orientando a criação de personagens e jogos que se tornam memoráveis por sua profundidade emocional. Este artigo explora como o design emocional pode ajudar na evocação de emoções, sentimentos e afeto, seja por personagens ou pela narrativa, e auxiliar o jogador no processo de imersão e memorização do jogo, aqui propõe- se a realizar um estudo de caso do jogo God of War, vencedor do prêmio Game of the Year em 2018, que ilustra maior foco na construção emocional e afetiva de seu protagonista e sua relação com um público alvo em fase de amadurecimento em comparação com títulos anteriores de sua franquia.

Artigo:

The entertainment offered by video games has significantly evolved over the last five decades, enabling them to become a sophisticated form of storytelling and conveying emotional and social messages over time. To create games that evoke emotions and engage players in an immersive experience, it is essential to have tools that aid in the emotional development process of characters and narrative. Emotional design is one such tool, guiding the creation of characters and games that become memorable for their emotional depth. This article explores how emotional design can help evoke emotions, feelings, and affection, either through characters or narrative, and assist the player in the immersion and memorization of the game. We propose to conduct a case study of God of War, winner of the Game of the Year award in 2018, which illustrates a greater focus on emotional and affective construction of its protagonist and its relationship with a target audience in a maturing phase compared to previous titles in its franchise.

Palavras-chave: Design; Emoção; Videogames; Afeto,

Palavras-chave: Design; Emotion; Video games; Affect,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-68

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Como citar:

Marques, João Vitor Do Vale; Rita Ribeiro, Aparecida da Conceição; Horta, Anderson Antonio; , ; "Game Design e construção de vínculos emocionais: Um estudo de caso em God of War", p. 1062-1077 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-68

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