Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia

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Freio de estacionamento - de freio de mão para freio de botão

Parking brake: from mechanical handbrake to push-button

BATAGINI, Emerson ; MORO JUNIOR, Dorival Pedro ; OLIVEIRA, Ricardo Martins ;

Trabalhos selecionados para publicação apenas:

O sistema de freio é crucial para a segurança e estabilidade dos automóveis, evoluindo significativamente ao longo das décadas, desempenhando um papel vital na prevenção de acidentes. Comumente os veículos utilizam o freio de estacionamento por alavanca, que proporciona uma solução simples, mas limitada em termos de eficiência e segurança. Com o avanço da tecnologia, o freio eletrônico de estacionamento (EPB) oferece maior precisão e controle. Testes realizados com o sistema de controle de estabilidade (ESC) em situações críticas de condução demonstram que a integração do EPB resulta em melhorias na segurança veicular. Esses testes evidenciam que, ao combinar o EPB com sistemas de freio hidráulicos, é possível otimizar a resposta do veículo em situações adversas. Este trabalho visa demonstrar com dados práticos que a evolução do freio de estacionamento eletrônico traz vantagens em conjunto com outros componentes do veículo, mostrando que inovações tecnológicas além de proporcionar comodidades, também contribuem para a mobilidade segura.

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The vehicular braking system is crucial for safety and stability, having evolved significantly over the decades and playing a vital role in accident prevention. Commonly, vehicles use a lever-operated parking brake, which provides a simple solution but is limited in terms of efficiency and safety. With advancements in technology, the electronic parking brake (EPB) offers greater precision and control. Tests conducted with the stability control system (ESC) in critical driving situations demonstrate that the integration of the EPB results in improvements in vehicle safety, using data from controlled track tests. By combining the EPB with hydraulic braking systems, it is possible to optimize the vehicle's response in adverse situations. This paper demonstrates, with practical data, that the evolution of the electronic parking brake brings advantages when combined with other vehicle components, highlighting how technological innovations provide enhanced convenience and contribute to safer mobility.

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DOI: 10.5151/simea2025-PAP25

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Como citar:

BATAGINI, Emerson; MORO JUNIOR, Dorival Pedro; OLIVEIRA, Ricardo Martins; "Freio de estacionamento - de freio de mão para freio de botão", p. 119-124 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2025-PAP25

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