Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Fotografia social e documental: um lugar entre arte e militância

Social and documentary photography: a place between art and militancy

Andrade, Ana Beatriz Pereira de ; Magalhães, Ana Maria Rebello ; Oliveira, Paula Rebello Magalhães de ; Aquino, Henrique Perazzi de ;

Artigo completo:

Uma fotografia de Robert Capa nos tempos da guerra civil espanhola motivou questionamentos e reflexões acerca do valor social e histórico dos discursos imagéticos. O manifesto intitulado Photographie, arme de classe, publicado por Henri Tracol em 1933, coloca em cena a Fotografia Social como possibilidade de uma nova ética das imagens. A produção contextualizada no entre guerras, motivada por disseminação da produção visual. Havia presença participante de fotógrafos amadores, encorajada por organizações comunistas, intelectuais, militâncias sindicais e jornalistas da esquerda radical, nos leva a repensar a relevância daquele período para a História da Fotografia.

Artigo completo:

A photograph of Robert Capa during the Spanish Civil War prompted questions and reflections about the social and historical value of imagery discourses. The manifesto entitled Photographie, class arm, published by Henri Tracol in 1933, introduces Social Photography as the possibility of a new ethics of images. The contextualized production among the wars, motivated by the dissemination of visual production. It was registered the presence of amateurs, encouraged by communist organizations, intellectuals, union activists and radical left journalists, leads us to rethink the relevance of that period for the History of Photography.

Palavras-chave: Desenho Industrial, Fotografia Social, Políticas Visuais,

Palavras-chave: Key words:Industrial Design, Social Photography, Visual Policies,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-1.0211

Referências bibliográficas
  • [1] Ades, Dawn. (1997). Arte na América Latina. São Paulo: Cosac & Naify.
  • [2] Ades, Dawn. (2000) Dada e Surrealismo. In: Stangos, Nikos. Conceitos da Arte Moderna. Rio de Janeiro: Zahar.
  • [3] Amao, Damarice; Ebner, Florian; Joschke, Christian (2018) Photo-grafie arme de classe: La photographie sociale et documentaire en France: 1928-1936. Paris: Les Éditions Textuel.
  • [4] Burke, Peter. (2004) Testemunha ocular: história e imagem. Bauru, SP: EDUSC
  • [5] Droste, Magdalena.(1994) Bauhaus-archiv. Germany: Benedikt Taschen.
  • [6] Florence Henri y las olvidadas fotógrafas de la Bauhaus - el país - https://elpais.com/cultura/2019/04/11/babelia/1554982642_05061html?id_externo_rsoc=FB_CC&fbclid=IwAR1l-Jppg3jm1h5LXoPgCThYdcdjP3Oqj7lStiDIZfJs2tzdQ2mnncE3PGU)
  • [7] Hall, Stuart; Evans, Jéssica. (1999) Visual Culture. London: Sage Publications.
  • [8] Valdivieso, Mercedes. (2005) La Bauhaus de festa 1919-1933. Barcelona: Fundació Caixa D'estalvis I Pensions De Barcelona.
Como citar:

Andrade, Ana Beatriz Pereira de; Magalhães, Ana Maria Rebello; Oliveira, Paula Rebello Magalhães de; Aquino, Henrique Perazzi de; "Fotografia social e documental: um lugar entre arte e militância ", p. 207-212 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-1.0211

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações