Maio 2018 vol. 4 num. 3 - Colóquio Internacional de Design 2017

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Fotografia e criatividade: registros pessoais da Arte no ambiente urbano

Photography and creativity: Art's personal records in the urban environment

Araújo, Sharlene Melanie Martins de; Souza, Felipe Machado de; Sousa, Richard Perassi Luiz de;

Artigo Completo:

Neste artigo, são considerados o olhar e o fazer fotográfico por meio de imagens cuja temática é a Arte Graffiti em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Os registros fotográficos das imagens em estudo foram produzidos durante o workshop “Composição Fotográfica”, sobre a sintaxe visual na concepção e produção de fotografias no contexto urbano, com o uso de aparelhos smartphones. Posteriormente, o conjunto das imagens selecionadas foi apresentado ao público em um catálogo impresso e em duas exposições realizadas na Universidade Federal de Santa Catarina. O interesse manifesto neste estudo é observar a existência de um repertório com elementos e aspectos básicos de sintaxe visual, os quais podem e devem ser contemplados no planejamento da composição e no ato fotográfico. Além de auxiliar na formação técnico-visual do fotógrafo, ao ser devidamente considerado, esse repertório não impede a criatividade, permitindo a ocorrência de ineditismos na realização de registros visuais. Nas imagens fotográficas produzidas, também, são recompostas e assumem outras significações, as cenas que primeiramente foram realizadas como pinturas Graffiti . Assim, com descrições e interpretações de algumas imagens fotográficas, os resultados deste estudo indicam como a linguagem fotográfica altera a realidade urbana e, ainda, evidenciam a expressão estético-subjetiva de cada autora ou autor. A ocorrência das particularidades autorais é devida à visão de mundo que, continuamente, foi e é desenvolvida ao longo da existência de cada fotógrafo.

Artigo Completo:

In this article, we look at the photographic look and make through images whose theme is Graffiti Art in Florianópolis, capital of the state of Santa Catarina. The photographic records of the images under study were produced during the workshop "Photographic Composition", about the visual syntax in the design and production of photographs in the urban context, with the use of smartphones. Subsequently, the set of selected images was presented to the public in a printed catalog and in two exhibitions held at the Federal University of Santa Catarina. The obvious interest in this study is to observe the existence of a repertoire with elements and basic aspects of visual syntax, which can and should be contemplated in the planning of the composition and the photographic act. In addition to assisting in the technical-visual training of the photographer, when considered properly, this repertoire does not impede creativity, allowing the occurrence of novelties in the performance of visual records. In the photographic images produced, too, they are recomposed and take on other meanings, the scenes that were first realized as Graffiti paintings. Thus, with descriptions and interpretations of some photographic images, the results of this study indicate how the photographic language changes the urban reality and, also, evidence the aesthetic-subjective expression of each author or author. The occurrence of copyright peculiarities is due to the world view that has been and continues to be developed throughout the existence of each photographer.

Palavras-chave: Criatividade; Composição Fotográfica; Poética Visual; Arte Urbana,

Palavras-chave: Creativity; Photographic Composition; Visual Poetics; Urban art,

DOI: 10.5151/cid2017-38

Referências bibliográficas
  • [1] BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
  • [2] BAVCAR, Evgen. O ponto zero da Fotografia. Editora Companhia, 1994.
  • [3] BERGER, J.B. Modos de ver. Barcelona: Gustavo Gili, 2000.
  • [4] DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2. edição, 2010.
  • [5] FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da Fotografia. Rio de Janeiro: Sinergia Relume-Dumará, 2009.
  • [6] _____________. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
  • [7] GUSMÃO E SOUZA. Estética da delicadeza nas roças de minas: sobre a memória e a Fotografia como estratégia de pesquisa-intervenção. Psicologia & Sociedade; 20, Edição Especial, 2008.
  • [8] RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.__________________. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental, 2a. Edição, 2009.
  • [9] STRAPPAZZON, A. ; SANTA, B. ; WERNER, Francyne Wolff ; MAHEIRIE, K. . A Criação Fotográfica e o Aumento da Potência de Ação: experiências e possibilidades. Cadernos de Psicopedagogia (UNISA), v.7, n.12, São Paulo, 2008.
  • [10] TITTONI, Jaqueline. Psicologia e Fotografia: experiências em intervenções fotográficas. Porto Alegre: Dom Quixote, 2009.
Como citar:

Araújo, Sharlene Melanie Martins de; Souza, Felipe Machado de; Sousa, Richard Perassi Luiz de; "Fotografia e criatividade: registros pessoais da Arte no ambiente urbano", p. 434-444 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, ISBN: cid2017
DOI 10.5151/cid2017-38

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações