Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Formação em designUma experiência mediada por tecnologia1

Design trainingAn experience mediated by technology

Gouffier, Maria Julia; Novaes, Luiza; Cuenya, Ana;

Artigo completo:

Este artigo visa observar a transformação que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)têm trazido para a educação a partir de uma perspectiva cultural (ou seja, como fenômeno social contemporâneo). O modelo pedagógico mais utilizado na educação em design é analisado criticamente e apartir dessa análise, observa-se a educação mediada pela tecnologia, especificamente em uma experiência formativa no curso Diseño en Comunicación Visual da Universidad Nacional de La Plata, na Argentina. Aprofunda-se a discussão sobre o modelo pedagógico utilizado, considerando-se as características dos alunos envolvidos, a formação docente específica requerida para a implantação do modelo, eas condições institucionais e contextuais necessárias como parâmetros, todos esses aspectos tomadoscomo referência no planejamento didático da proposta de educação on-line observada. Por fim, apresenta-se uma reflexão sobre os aspectos detectados como mais relevantes na experiência formativaanalisada, ligados às questões humanas e relacionais, bem como à visualização e visibilidade dos processos de design registrados.

Artigo completo:

This article aims to observe the transformation that Information and Communication Technologies(ICTs) have brought to education from a cultural perspective (that is, as a contemporary social phenomenon). The pedagogical model most used in design education is analyzed critically and from thisanalysis, education mediated by technology is observed, specifically in a formative experience in thecourse Diseño en Comunicación Visual at the Universidad Nacional de La Plata, in Argentina. The discussion about the pedagogical model used is deepened, considering the characteristics of the studentsinvolved, the specific teacher training required for the implementation of the model, and the institutional and contextual conditions necessary as parameters, all of these aspects taken as a reference indidactic planning of the observed online education proposal. Finally, a reflection on the aspects detected as most relevant in the analyzed training experience is presented, linked to human and relational issues, as well as the visualization and visibility of the registered design processes.

Palavras-chave: Design, educação on-line, tecnologia, didática, projeto,

Palavras-chave: Design, online education, technology, didactics, project,

DOI: 10.5151/cid2020-73

Referências bibliográficas
  • [1] BOMFIM, G. Fundamentos de uma Teoria Transdisciplinar do Design: morfologia dos objetos de uso e sistemas de comunicação. Estudos em Design - Design Articles, Vol. V, N.º 2, p. 27-4 Rio de Janeiro: Estudos em Design Editora,1997.
  • [2] CALDEIRO, G.P. La comunicación en línea y el trabajo colaborativo mediado por tecnologías digitales. Austral Comunicación. Vol. 3, N.º 1. Buenos Aires: Universidad Austral, 2014.
  • [3] CASTAÑEDA, L., ADELL, J. (Eds.). Entornos Personales de Aprendizaje: claves para el ecosistema educativo en red. Alcoy: Marfil, 201
  • [4] FENWICK, T. Sociomateriality and Learning: a critical approach. In: The SAGE Handbook of Learning, SCOTT, D.; HARGRAVES, E. (Eds.). London: SAGE Publishings, 2015.
  • [5] FINDELI, A. Rethinking design education for the 21st century: theoretical, methodological, andethicaldiscussion. Design Issues, Vol. 17, N.° 1, p. 5-17. Cambridge: MIT Press, 2001.
  • [6] LADAGA, S. A. C. La interacción en entornos virtuales y accesibilidad web. Plataformas de aprendizaje. Estudio de casos. Tesis de doctorado. Fac. de Periodismo y Comunicación Social.
  • [7] UNLP. La Plata. Argentina, 2019. Disponível em: http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/82251 Acesso em: 29 mai. 2020.
  • [8] MACHADO, I. Ecologia das extensões culturais. Revista FAMECOS, N.º 39. Porto Alegre: PPG Comunicação Social PUC-RS, 2009.
  • [9] MILLER, W. A definição de design, Disponível em: https://www.academia.edu/15847251/William_Miller_A_defini%C3%A7%C3%A3o_de_design_The_definition_of_design Acesso em: 15 jul. 2020.
  • [10] MORIN, E. Introducción al pensamiento complejo. Traducción: Marcelo Pakman. Barcelona: Ed. Gedisa, 1994.
  • [11] ORMEZZANO, G. Educación estética: una nueva cosmovisión en la escuela. Revista Espaço Pedagógico, Vol. 12, N.° 1, p. 110-118. Passo Fundo: UPF Editora, 2005.
  • [12] RAMA VITALE, C. Un nuevo escenario en la educación superior en América Latina: la educación virtual. In: La educación superior virtual en América Latina y el Caribe. México: ANUIES, IESALC, 2004. Disponível em: https://www.academia.edu/5279365/Un_nuevo_escenario_en_la_educaci%C3%B3n _superior_en_Am%C3%A9rica_Latina_la_educaci%C3%B3n_virtual Acesso: 08 ago. 2020.
  • [13] RIEDNER, D. T.; PISCHETOLA, M. Tecnologias Digitais no Ensino Superior: uma possibilidade de inovação das práticas? Educação, Formação & Tecnologias. Vol. 9 (2). Pág. 37-55. Lisboa: EDUCOMAPTE, 2016. Disponível em: http://eft.educom.pt Acesso em: 10 ago. 2020.
  • [14] SELWYN, N. Distrusting educational technology: critical questions for changing times. New York: Ed. Routledge, 20
  • [15] SIEMENS, G. Conectivismo: una teoría de aprendizaje para la era digital. Traducción de Diego E. Leal Fonseca, 2007. Disponível em: https://www.academia.edu/download/30797440/Lectura1.pdf Acesso em: 03 fev. 2020.
Como citar:

Gouffier, Maria Julia; Novaes, Luiza; Cuenya, Ana; "Formação em designUma experiência mediada por tecnologia1", p. 957-972 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-73

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações