artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Fontes de valores morais na cultura do De sign Colaborativo

Sources of moral values in Collaborative Design culture

DA SILVA, Tânia Luisa Koltermann; PAROLIN, Guilherme; VAN DER LINDEN, Julio Carlos de Souza;

artigo:

Valores morais refletem-se em crenças nutridas, práticas repetidas e artefatos utilizados pelos indivíduos. Na medida em que a disciplina do design tem como cerne formatar esses mesmos artefatos, também possui um papel central no fomento e ressignificação dos valores cultivados pelos usuários. A partir de uma pesquisa bibliográfica aliando valores morais à disciplina do design, esta pesquisa busca organizar e ampliar o conhecimento sobre as fontes de valores morais no processo de design colaborativo, em que usuários e outros stakeholders tem participação ativa no processo de projeto. Inicialmente, são explorados os valores mais relevan tes à prática do design, sua categorização e seus papéis no processo criativo. Por fim, são identificadas e exploradas em maior detalhe quatro grandes categorias de fontes de valores morais no processo de design colaborati vo: o artefato; o designer; o usuário e outros stakeholders; e o processo.

artigo:

Moral values are reflected in beliefs fostered, practices repeated and artifacts used by individuals. As far as the design discipline has as its core the formatting of those same artefacts, it also has a central role in promoting and resignifying moral values fostered by users. From a bibliographic research that allied moral values to the design discipline, this research sought to sort and widen the knowledge about the sources of moral values in a collaborative design process, in which users and other stakeholders have an active participation in the project. Initially, it explores the most relevant values to the design practice, its categorization and roles in the creative process. Lastly, it identifies and explores in greater detail four big categories of sources of moral values in the collaborative design process, which are: the artifact; the designer; the user and other stakeholders; and the process.

Palavras-chave: valores morais; design colaborativo; cultura profissional,

Palavras-chave: moral values; collaborative design; professional culture,

DOI: 10.5151/ped2018-3.2_ACO_19

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

DA SILVA, Tânia Luisa Koltermann; PAROLIN, Guilherme; VAN DER LINDEN, Julio Carlos de Souza; "Fontes de valores morais na cultura do De sign Colaborativo", p. 1721-1731 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-3.2_ACO_19

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações