Resumo - Open Access.

Idioma principal

Fontes de stress em docentes/supervisores do estágio pedagógico: estudo psicométrico multicultural

Procópio, Marcos; Procópio, Leandra Fernandes; Procópio, Marcos; Procópio, Leandra Fernandes; Pereira, Anabela;

Resumo:

Devido a escassez de instrumentos que avaliem os fatores de stress em docentes no decorrer da orientação e supervisão do estágio da formação de professores, o presente trabalho pretende apresentar os dados psicométricos do questionário de “Avaliação do stress do professor/orientador de estágio pedagógico (ASPOEP). A versão do referido instrumento, aplicada em uma amostra total de 204 docentes supervisores/orientadores de estágio, 103 portugueses e 101 brasileiros, contém 35 itens que foram sujeitos a análise fatorial do tipo exploratória tendo com base no método de análise em componentes principais (ACP) com rotação varimax cujo ponto de corte foi 0,40. Os resultados indicam quatro grandes fontes de stress, seus itens e seus respectivos alpha de Cronbach: Estrutura e Acompanhamento do Estágio (13 itens e alpha .90); Desempenho do Estagiário, (7 itens e alpha .87) ; Sobrecarga de Trabalho (9 itens e alpha .80) e Relações Interpessoais (4 itens com alpha .70). Os índices de validade e consistência interna apontam para a adequabilidade psicométrica da versão portuguesa e brasileira do instrumento com alfa total .93. É ainda de salientar que a medida KMO (Kaiser-Meyer-Olkin) é de .87 e o valor do teste de esfericidade de Bartlett foi de 2 = 3693.868; P = .000, o que evidenciam uma boa adequação fatorial do instrumento. Sugerimos assim que este instrumento possa ser aprofundado e aplicado nestas e outras populações, nomeadamente para a verificação de stress em docentes no decorrer da prática supervisiva, uma vez que por meio dele poderão propor conhecer os fatores de stress e assim propor alterações que minimizem os efeitos do stress em docente neste período onde a formação multifacetada e complexa da prática docente requer por parte de todos os intervenientes, supervisores, orientadores e estagiários, uma demanda exigente e repleta de vicissitudes.

Resumo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sma2016-res023

Referências bibliográficas
Como citar:

Procópio, Marcos; Procópio, Leandra Fernandes; Procópio, Marcos; Procópio, Leandra Fernandes; Pereira, Anabela; "Fontes de stress em docentes/supervisores do estágio pedagógico: estudo psicométrico multicultural", p. 257-258 . In: Anais do Simpósio de Metodologias Ativas: Inovações para o ensino e aprendizagem na educação básica e superior [= Blucher Education Proceedings, v. 2, n. 1]. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/sma2016-res023

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações