Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Filetes brasileiros: Um estudo das pinturas de Biriba na Carrocerias Garcia

Queiroga, Jonas Silva; Farias, Priscila Lena;

Artigo completo:

Este trabalho busca resgatar a memória e as técnicas depintura de filetes em carrocerias de caminhão brasileiras, através de um estudode caso sobre o trabalho e a história de Biriba — um pintor que desde seus 12anos trabalha no ramo e que hoje, aos 59 anos já vivenciou muitas mudanças nosetor, tendo trabalhado em três fábricas diferentes e pintado diversascarrocerias. Leva-se em conta também o seu local de trabalho atual, que temimportância histórica. A Carrocerias Garcia, fundada em 1930 no município deMogi das Cruzes, é uma empresa que passou por toda a história da produção decaminhões no Brasil. Através de visitas técnicas, entrevistas e uma análise dascarrocerias pintadas por Biriba, foi possível identificar diferentes padrões deornamentos e compreender a forma com que estes foram criados e produzidos porseu autor. 

Artigo completo:

Palavras-chave: Design Vernacular, Pintura de caminhão, Ornamentos, Carroceria, Caminhão,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-069

Referências bibliográficas
  • [1] ALBERTI, V. 2004. Manual de história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV ARAGÃO, I. 201 O plural e o singular nas composições visuais dos rótulos de bebida. In: CAMPELLO, S. & ARAGÃO, I. (eds.) Imagens comerciais de Pernambuco: ensaios sobre os efêmeros da Guaianases. Recife: Nécta. BEUGLER, S. B. 1935. Striper. U.S Patent N. 1,988,710
Como citar:

Queiroga, Jonas Silva; Farias, Priscila Lena; "Filetes brasileiros: Um estudo das pinturas de Biriba na Carrocerias Garcia", p. 711-725 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-069

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações