Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Ferramentas tecnológicas voltadas à acessibilidade educacional de estudantes com deficiência visual, auditiva e intelectual

Ferramentas tecnológicas voltadas à acessibilidade educacional de estudantes com deficiência visual, auditiva e intelectual

COSTA, Karolina Nunes Tolentino ; CINELLI, Milton José ; SANTOS, Flavio Anthero N. V. dos ; BERTAGNOLLI, Bruno Cavalheiro ;

Artigo:

A valorização e o reconhecimento das diferenças humanas vêm contribuindo para a construção de um novo paradigma no sistema educacional, que busca atualmente empregar a tecnologia como ferramenta de apoio para minimizar as dificuldades dos estudantes e potencializar suas capacidades de aprendizagem. Neste sentido, o objetivo do presente artigo consiste na construção de uma Revisão Sistemática da Literatura, que propõe investigar, compreender e evidenciar, sob um ponto de vista crítico, o atual estado do conhecimento sobre o desenvolvimento de recursos tecnológicos de acessibilidade para estudantes com deficiência visual, auditiva e intelectual. Utiliza-se, portanto, o método proposto por Kitchenham e Charters (2007), que sugere o desdobramento da pesquisa em três etapas: Planejamento, Condução e Relatório. Os resultados apontam para avanços promissores na área da tecnologia ao redor do mundo, como por exemplo o uso da eletrostática em telas touchscreen, de toques multimodais e de sonificação interativa em dispositivos móveis. Os dados obtidos podem auxiliar o desenvolvimento de novas pesquisas em torno deste eixo temático, ampliando as possibilidades de gerar soluções ainda melhores no segmento na inclusão educacional. modelo de referência para elaboração do artigo por estar previamente formatado.

Artigo:

A valorização e o reconhecimento das diferenças humanas vêm contribuindo para a construção de um novo paradigma no sistema educacional, que busca atualmente empregar a tecnologia como ferramenta de apoio para minimizar as dificuldades dos estudantes e potencializar suas capacidades de aprendizagem. Neste sentido, o objetivo do presente artigo consiste na construção de uma Revisão Sistemática da Literatura, que propõe investigar, compreender e evidenciar, sob um ponto de vista crítico, o atual estado do conhecimento sobre o desenvolvimento de recursos tecnológicos de acessibilidade para estudantes com deficiência visual, auditiva e intelectual. Utiliza-se, portanto, o método proposto por Kitchenham e Charters (2007), que sugere o desdobramento da pesquisa em três etapas: Planejamento, Condução e Relatório. Os resultados apontam para avanços promissores na área da tecnologia ao redor do mundo, como por exemplo o uso da eletrostática em telas touchscreen, de toques multimodais e de sonificação interativa em dispositivos móveis. Os dados obtidos podem auxiliar o desenvolvimento de novas pesquisas em torno deste eixo temático, ampliando as possibilidades de gerar soluções ainda melhores no segmento na inclusão educacional. modelo de referência para elaboração do artigo por estar previamente formatado.

Palavras-chave: tecnologias assistivas; educação; design; interação humano-computador,

Palavras-chave: tecnologias assistivas; educação; design; interação humano-computador,

DOI: 10.5151/18ergodesignusihc2022-48

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

COSTA, Karolina Nunes Tolentino; CINELLI, Milton José; SANTOS, Flavio Anthero N. V. dos; BERTAGNOLLI, Bruno Cavalheiro; "Ferramentas tecnológicas voltadas à acessibilidade educacional de estudantes com deficiência visual, auditiva e intelectual", p. 749-760 . In: Anais do 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/18ergodesignusihc2022-48

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações