Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

FATORES DE SUCESSO EM MODELOS DE NEGÓCIOS CIRCULARES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

FATORES DE SUCESSO EM MODELOS DE NEGÓCIOS CIRCULARES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Rodrigues, Matheus Bragalia ; Castro, Camila Gonçalves ; Mascarenhas, Janaina ;

Artigo:

A possibilidade de transição para um modelo econômico alternativo, como é o caso da Economia Circular, surge em um panorama mundial marcado pelo consumo desenfreado, aumento das disparidades socioeconômicas e destruição do meio ambiente. A partir do momento em que Modelos de Negócios passam a adotar os princípios da Economia Circular, buscando novas formas de criar valor, é possível gerar impacto positivo nos três pilares do desenvolvimento sustentável: social, econômico e ambiental. Este trabalho tem como objetivo principal identificar quais são os fatores que levam os Modelos de Negócios que aplicam os princípios da Economia Circular (Modelos de Negócios Circulares) a obterem sucesso, isto é, criar novas formas de geração de valor e causar impacto positivo na sociedade, economia e meio ambiente. Através da execução de uma Revisão Bibliográfica Sistemática, que possibilitou a criação de filtros e critérios de seleção específicos, foi possível levantar 25 artigos que resultaram em 31 estudos de casos de Modelos de Negócios Circulares de sucesso para serem analisados. Como principal resultado, esta pesquisa apresenta os principais Fatores de Sucesso de Modelos de Negócios Circulares classificados em 6 dimensões específicas encontradas na literatura: Organizacional e Estratégica, Externa, Tecnológica, Econômica e Financeira, Social e Institucional.

Artigo:

A possibilidade de transição para um modelo econômico alternativo, como é o caso da Economia Circular, surge em um panorama mundial marcado pelo consumo desenfreado, aumento das disparidades socioeconômicas e destruição do meio ambiente. A partir do momento em que Modelos de Negócios passam a adotar os princípios da Economia Circular, buscando novas formas de criar valor, é possível gerar impacto positivo nos três pilares do desenvolvimento sustentável: social, econômico e ambiental. Este trabalho tem como objetivo principal identificar quais são os fatores que levam os Modelos de Negócios que aplicam os princípios da Economia Circular (Modelos de Negócios Circulares) a obterem sucesso, isto é, criar novas formas de geração de valor e causar impacto positivo na sociedade, economia e meio ambiente. Através da execução de uma Revisão Bibliográfica Sistemática, que possibilitou a criação de filtros e critérios de seleção específicos, foi possível levantar 25 artigos que resultaram em 31 estudos de casos de Modelos de Negócios Circulares de sucesso para serem analisados. Como principal resultado, esta pesquisa apresenta os principais Fatores de Sucesso de Modelos de Negócios Circulares classificados em 6 dimensões específicas encontradas na literatura: Organizacional e Estratégica, Externa, Tecnológica, Econômica e Financeira, Social e Institucional.

Palavras-chave: economia circular, modelos de negócios circulares, fatores de sucesso, estudos de caso, revisão sistemática,

Palavras-chave: economia circular, modelos de negócios circulares, fatores de sucesso, estudos de caso, revisão sistemática,

DOI: 10.5151/cbgdp2021-3150

Referências bibliográficas
  • [1] .
Como citar:

Rodrigues, Matheus Bragalia; Castro, Camila Gonçalves; Mascarenhas, Janaina; "FATORES DE SUCESSO EM MODELOS DE NEGÓCIOS CIRCULARES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA", p. 424-439 . In: Anais do 13º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/cbgdp2021-3150

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações