Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Fatores de aplicação da tipografia em publicações digitais: um estudo prospectivo com profissionais da área

Woloszyn, Maíra ; Gonçalves, Berenice Santos ;

Artigo completo:

Os livros passaram por diversas transformações apartir do avanço das tecnologias de informações e comunicação e o surgimentodos dispositivos móveis. Nesse universo, o texto é considerado uma dasprincipais formas de apresentação da informação, tornando a tipografia elementoessencial das publicações editoriais. Além de mudanças em toda a cadeiraprodutiva do livro (design, produção, distribuição), os modos de apresentaçãodos textos em tela precisam ser revistos. Assim, o presente artigo visaidentificar quais fatores de aplicação da tipografia devem ser considerados nodesign de livros digitais. Para tanto, adotou-se uma técnica prospectiva, asaber, um questionário aplicado a profissionais que atuam no design de livrosdigitais (app books e ebooks) e revistas digitais. Os resultados reforçam osfatores de aplicação da tipografia identificados na revisão de literatura,dando destaque à aspectos técnicos, abordados com menor profundidade naliteratura. A partir desta pesquisa, ainda foi possível notar a existência depouco referencial teórico que apoie o processo de aplicação da tipografia empublicações digitais.

Artigo completo:

Palavras-chave: Tipografia, livro digital, publicação digital,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-106

Referências bibliográficas
  • [1] BONSIEPE, Gui. Do material ao digital. São Paulo: Blucher, 2015. BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico. Versão 4.0. São Paulo: Cosac Naify, 2015. CRESWELL. John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3 ed. Porto Alegre: Grupo A. 2014
Como citar:

Woloszyn, Maíra; Gonçalves, Berenice Santos; "Fatores de aplicação da tipografia em publicações digitais: um estudo prospectivo com profissionais da área", p. 1129-1140 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-106

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações