Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Fatores cognitivos relacionados à pedagogia do design: um estudo sobre a percepção de professores e estudantes.

Cognitive factors related to design pedagogy: a study of professors’ and students’ perception.

Santos, Ivan ; Lana, Sebastiana ;

Artigo completo:

O objetivo principal deste trabalho é coletar percepções de professores e estudantes de Design em relação aos resultados das pesquisas e pesquisas mais relevantes relacionadas à ciência cognitiva da memória aplicada à relação ensino-aprendizagem. A fim de verificar pontos de coesão e disparidades críticas em relação à prática da pedagogia do Design em relação aos estudos da memória, investigaram-se aspectos relacionados ao ensino do Design relacionados a três temas da ciência cognitiva: o primeiro, ligado à criação da memória, a segunda ligada ao papel do conhecimento prévio na criação dessas memórias e, finalmente, como efetivamente recuperar essas memórias no processo de ensino e aprendizagem. Para este fim, 21 professores de design e 49 estudantes e profissionais da área foram apresentados com 11 declarações relacionadas às novas teorias e evidências empíricas da ciência cognitiva. A percepção dos professores e alunos foi então analisada e comparada com as discrepâncias presentes e pontos de coerência, a fim de servir de base para projetos de ensino na área do Design. O principal ponto de discordância, no entanto, é se aplicar testes para avaliar o conhecimento prévio dos alunos no início dos assuntos. Enquanto quase 75% dos professores relataram fazer essa avaliação, mais de 90% dos estudantes e profissionais entrevistados afirmaram que não haviam sido abordados em relação ao conhecimento prévio no início das disciplinas de design. Ainda sobre o tema da criação da memória, há pontos críticos e importantes em relação à compreensão da memória como resultado do processo de pensamento. Os resultados mostram uma atitude neutra dos professores em relação a este conceito, enquanto os alunos tendem a concordar com a ideia de que as memórias são o resultado do processo de raciocínio. Por fim, o último ponto em relação a este tema refere-se às dificuldades criadas pelos professores no processo de criação da memória e ao esforço e maturidade dos alunos que enfrentam esses obstáculos. Os resultados apontam para uma visão negativa dos alunos em relação à criação de dificuldades intencionalmente oferecidas pelos professores para melhorar o desempenho da aprendizagem. Por sua vez, os professores apontam que na maioria das vezes os alunos reagem aos desafios e dificuldades de forma madura e positiva. Em relação ao último assunto investigado, referente à recuperação da memória, o único ponto discrepante entre os sujeitos da pesquisa refere-se ao tempo dedicado à recuperação de memórias. Sobre este tópico especificamente, os professores permaneceram neutros enquanto os estudantes acreditam que a recuperação efetiva deve realmente levar tempo, como dizem a teoria e os mais recentes estudos empíricos no campo da ciência cognitiva. Com base nessas descobertas, cursos e professores de design podem estabelecer maneiras de diminuir as discrepâncias mais críticas relacionadas aos aspectos cognitivos da pedagogia e do ensino de design.

Artigo completo:

The main objective of this work is to collect perceptions of Design teachers and students in relation to the results of the most relevant research and research related to memory cognitive science applied to the teaching-learning relationship. In order to verify points of cohesion and critical disparities in relation to the practice of Design pedagogy in relation to memory studies, aspects related to the teaching of Design related to three themes of cognitive science were investigated: the first, linked to memory creation, the second linked to the role of prior knowledge in the creation of these memories, and, finally, how to effectively recover those memories in the process of teaching and learning. To this end, 21 design professors and 49 students and professionals in the field were presented with 11 statements related to the new theories and empirical evidence of cognitive science. The perception of teachers and students was then analysed and compared to present discrepancies and points of coherence in order to serve as the basis for instructional projects in the area of Design. The main points of disagreement found in the results refer to the role of students' prior knowledge regarding the impact of pedagogical practices that differ between teachers and students. Also on this topic, a discrepancy between the teachers' view on the evaluation of students' prior knowledge at the beginning of the subjects compared to the students' own perception was revealed. At first, the results show that teachers have an excessively neutral position in relation to the impact of prior knowledge of students in the learning process, but they believe that prior knowledge can offer more impact on learning than pedagogical practices. On the contrary, students think that in relation to this topic, pedagogical practices would have greater impact than previous knowledge, being in disagreement with theory and new empirical studies on the subject. The main point of disagreement, however, is whether to apply tests to assess the prior knowledge of students at the beginning of the subjects. While almost 75% of teachers reported doing this assessment, more than 90% of the students and professionals interviewed stated that they had not been approached in relation to prior knowledge at the beginning of design disciplines. Still on the theme of memory creation, there are critical and important points regarding the understanding of memory as a result of the thought process. The results show a neutral attitude of teachers towards this concept, while students tend to agree with the idea that memories are the result of the reasoning process. Lastly, the last point in relation to this theme refers to the difficulties created by teachers in the process of memory creation and to the effort and maturity of students facing these obstacles. The results point to a negative view of the students regarding the creation of difficulties intentionally offered by teachers to improve learning performance. In turn, teachers point out that most of the time students react to challenges and difficulties in a mature and positive way. In relation to the last subject investigated, referring to the memory retrieval, the only disparate point between the subjects of the research refers to the time dedicated to the recovery of memories. On this topic specifically, teachers have remained neutral while students believe that effective recovery must really take time, as theory and the latest empirical studies in the field of cognitive science say. Based on these findings, design courses and professors can establish ways to diminish the most critical discrepancies related to the cognitive aspects of design pedagogy and teaching.

Palavras-chave: diretrizes, submissão, artigo, modelo,

Palavras-chave: cognitive science; design education; memory creation; prior knowledge; memory retrieval,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.03072

Referências bibliográficas
  • [1] Ausubel, D. P. (1968). Educational psychology. A cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, Inc.
  • [2] Ausubel, D. P., Novak, J. D., & Hanesian, H. (1978). Educational psychology: A cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston.
  • [3] Bransford, J. D., & Johnson, M. K. (1972). Contextual prerequisites for understanding: Some investigations of comprehension and recall. Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior, 11, 717-726. doi:10.1016/S0022-5371(72)80006-9
  • [4] Carey, B. (2014). How we learn: The surprising truth about when, where, and why it happens.
  • [5] Dewey, J. (1916). Democracy and education: An introduction to the philosophy of education. New York: MacMillan
  • [6] Kahneman, D. (2011). Thinking, fast and slow. New York, NY, US: Farrar, Straus and Giroux.
  • [7] Shulman, L. S., & Wilson, S. M. (2004). The wisdom of practice: Essays on teaching, learning, and learning to teach. San Francisco: Jossey-Bass.
  • [8] Smith, S. M., Glenberg, A., & Bjork, R. A. (1978). Environmental context and human memory. Memory & Cognition, 6(4), 342-353. http://dx.doi.org/10.3758/BF03197465
  • [9] Spitzer, H. F. (1939). Studies in retention. Journal of Educational Psychology, 30(9), 641-656.
  • [10] Sternberg, R. J., & Lubart, T. I. (1999). The concept of creativity: Prospects and paradigms. In R. J. Sternberg (Ed.), Handbook of creativity (pp. 3-15). New York, NY, US: Cambridge University Press.
  • [11] Wächter T, Lungu OV, Liu T, Willingham DT, Ashe J. Differential effect of reward and punishment on procedural learning. The Journal of Neuroscience : the Official Journal of the Society For Neuroscience. 29: 436-43. PMID 19144843 DOI: 10.1523/JNEUROSCI.4132-08.2009
  • [12] Willingham, D. T. (2009). Why don't students like school? A cognitive scientist answers questions about how the mind works and what it means for the classroom. San Francisco, CA, US: Jossey-Bass.
Como citar:

Santos, Ivan; Lana, Sebastiana; "Fatores cognitivos relacionados à pedagogia do design: um estudo sobre a percepção de professores e estudantes.", p. 2820-2831 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.03072

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações