Outubro 2021 vol. 7 num. 2 - IV Congresso de Escolas Médicas

Revisão de Literatura - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

FATORES ASSOCIADOS À DISFONIA NA POPULAÇÃO PEDIÁTRICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

FATORES ASSOCIADOS À DISFONIA NA POPULAÇÃO PEDIÁTRICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Freitas, Rafaela Borges de ; Amorim , Bruna Viegas Amaral ; Vasconcelos , Ludmila Campos ; Aidar , Mariana de Oliveira Inocente ;

Revisão de Literatura:

"INTRODUÇÃO: Disfonia é definida como toda e qualquer alteração que dificulte aprodução natural da voz e possui etiologia diversificada. A incidência dadisfonia na infância ainda é controversa na literatura, pois é muitonegligenciada por pais e educadores por não produzir efeitos mais sistêmicos.Dessa forma, o diagnóstico e a intervenção ocorrem tardiamente resultando emalterações crônicas da voz e, consequentemente, afetando a qualidade de vidada criança por dificultar sua comunicação e socialização. OBJETIVOS: Esteestudo tem como objetivo definir os principais fatores etiológicos associadosà disfonia na população pediátrica. MÉTODOS: Foi feita uma revisão sistemáticade 10 artigos das bases de dados Scielo e PubMed, publicados entre os anos de2011 e 2017 e encontrados utilizando os termos: children dysphonia, voz napopulação infantil, distúrbios vocais. RESULTADOS: Em relação às patologias, onódulo vocal é a que mais cursa com disfonia, seguida do cisto de prega vocal,lesão nodular inespecífica e paresia unilateral da corda vocal. Quanto aosabusos vocais associados à disfonia, os mais frequentes são: manter rádio, TVou som ligados enquanto fala; falar com esforço; falar sem descansar durantemuito tempo e imitar vozes. Dentre os fatores agravantes encontram-se aexposição ao ruído no ambiente familiar, o sexo masculino e as idades de 6, 7,8 e 10 anos. CONCLUSÕES: A disfonia infantil é uma condição pouco abordadapela sociedade, visto que pode ser confundida com sintomas de infecções devias aéreas superiores ou com qualidade normal da voz. Entretanto, a ausênciade diagnóstico e de tratamento adequado pode desencadear complicações à longoprazo que irão interferir na qualidade de vida da criança. É importanteorientar pais e educadores sobre os aspectos vocais esperados na infância paraque possam se tornar importantes aliados na identificação precoce dos maushábitos vocais nas crianças e na busca de soluções para os desvios da voz, oque contribuirá para diminuir a incidência de patologias relacionadas àfonação."

Revisão de Literatura:

-

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cesmed2019-32

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Freitas, Rafaela Borges de ; Amorim , Bruna Viegas Amaral; Vasconcelos , Ludmila Campos; Aidar , Mariana de Oliveira Inocente; "FATORES ASSOCIADOS À DISFONIA NA POPULAÇÃO PEDIÁTRICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA", p. 470-471 . In: Anais do V Congresso de Escolas Médicas. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cesmed2019-32

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações