Artigo - Open Access.

Idioma principal

FATORES ASSOCIADOS AO CONSUMO ENERGÉTICO DE ADOLESCENTES BRASILEIROS DO ESTUDO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO E SAÚDE (EBANS)

FATORES ASSOCIADOS AO CONSUMO ENERGÉTICO DE ADOLESCENTES BRASILEIROS DO ESTUDO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO E SAÚDE (EBANS)

Fisberg, Mauro ; Mello, Aline Veroneze de ; Previdelli, Ágatha Nogueira ; Ferrari, Gerson Luis de Moraes ; França, Natasha Aparecida Grande de ; Kovalskys, Irina ;

Artigo:

Justificativa

A adolescência, fase de transição para vida adulta, vem sendocaracterizada por uma série de modificações nos quais se encontram asalterações na composição corporal e nos hábitos alimentares. Tais mudanças têmimpactado no surgimento de obesidade e outras doenças associadas, sendoessencial o monitoramento do consumo energético para a prevenção das mesmas.

 

Objetivo(s)

Investigar os fatores associados ao consumo energético emadolescentes brasileiros.

 

Método(s)

Foram utilizados dados de adolescentes do Estudo Brasileiro deNutrição e Saúde (EBANS), parte do estudo ELANS (Estudo Latino-Americano deNutrição e Saúde). Trata-se de um estudo transversal, com amostrarepresentativa de adolescentes (15 a 19 anos; n=235), residentes em áreasurbanas brasileiras. O consumo energético (em kcal) foi obtido por meio derecordatórios alimentares de 24h (R24h) e os fatores associados ao consumoenergético foram estimados por modelo de regressão linear múltiplo ajustado porsub/superrelato e nível de atividade física. As análises foram realizadas nosoftware STATA 13.0. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa(31670314.8.0000.5567).

 

Resultado(s)

Independentemente do nível de atividade física e sub/superrelatode energia, houve uma associação positiva entre o consumo energético com estadonutricional e macrorregiões brasileiras, e por outro lado, uma associaçãonegativa entre o consumo energético com sexo feminino. Maior consumo energéticomédio foi identificado entre adolescentes do sexo masculino, do Centro-Oeste ecom obesidade, seguido de sobrepeso.

 

Conclusão (ões)

Osachados apontam que os fatores sexo, macrorregiões brasileiras e estadonutricional estão associados ao consumo energético de adolescentes brasileiros.Esses resultados reforçam a importância de focar estratégias de contenção do avançoda obesidade e políticas de alimentação e nutrição em regiões específicas dopaís e nas faixas etárias mais jovens, considerando diferenças entre os sexos.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-17

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Fisberg, Mauro ; Mello, Aline Veroneze de ; Previdelli, Ágatha Nogueira ; Ferrari, Gerson Luis de Moraes ; França, Natasha Aparecida Grande de ; Kovalskys, Irina ; "FATORES ASSOCIADOS AO CONSUMO ENERGÉTICO DE ADOLESCENTES BRASILEIROS DO ESTUDO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO E SAÚDE (EBANS)", p. 33-34 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-17

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações