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FABRICAÇÃO DIGITAL PARA AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZADO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO DOS SISTEMAS NANOESTRUTURADOS
FABRICAÇÃO DIGITAL PARA AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZADO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO DOS SISTEMAS NANOESTRUTURADOS
Pohlmann, Mariana; Rossi, Wagner Soares; Brendler, Clariana Fischer; Kindlein Júnior, Wilson; Teixeira, Fábio Gonçalves
Artigo Completo:
Dados obtidos com o Censo Demográfico, em 2010, revelaram que quase 24% da população brasileira possuem algum tipo de deficiência, sendo a deficiência visual a de maior ocorrência. Dentre as políticas sociais que buscam atender às diferentes necessidades dos cidadãos, vale destacar o direito universal à educação. Recursos didáticos de diferentes naturezas vêm sendo empregados como ferramenta para auxiliar o ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência visual. Vale, porém, questionar se esses recursos são realmente eficazes na compreensão de determinados conteúdos? Assim, o presente trabalho propõe a validação de modelos didáticos 3D para permitir a compreensão de sistemas nanoestruturados por deficientes visuais. A avaliação dos modelos foi realizada por usuário cego e, para tanto, foi utilizada uma adaptação do instrumento SETT (Alunos, Ambiente, Tarefas e Ferramentas). Os resultados indicam que os modelos produzidos por impressão 3D necessitam de revisão no que tange à legenda em Braille, mas, quanto aos demais aspectos, são viáveis para o uso como recurso didático para alunos com deficiência visual.
Dados obtidos com o Censo Demográfico, em 2010, revelaram que quase 24% da população brasileira possuem algum tipo de deficiência, sendo a deficiência visual a de maior ocorrência. Dentre as políticas sociais que buscam atender às diferentes necessidades dos cidadãos, vale destacar o direito universal à educação. Recursos didáticos de diferentes naturezas vêm sendo empregados como ferramenta para auxiliar o ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência visual. Vale, porém, questionar se esses recursos são realmente eficazes na compreensão de determinados conteúdos? Assim, o presente trabalho propõe a validação de modelos didáticos 3D para permitir a compreensão de sistemas nanoestruturados por deficientes visuais. A avaliação dos modelos foi realizada por usuário cego e, para tanto, foi utilizada uma adaptação do instrumento SETT (Alunos, Ambiente, Tarefas e Ferramentas). Os resultados indicam que os modelos produzidos por impressão 3D necessitam de revisão no que tange à legenda em Braille, mas, quanto aos demais aspectos, são viáveis para o uso como recurso didático para alunos com deficiência visual.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0204
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Como citar:
Pohlmann, Mariana; Rossi, Wagner Soares; Brendler, Clariana Fischer; Kindlein Júnior, Wilson; Fábio Gonçalves Teixeira; "FABRICAÇÃO DIGITAL PARA AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZADO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO DOS SISTEMAS NANOESTRUTURADOS", p-2389-2396.
In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0204
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Mariana Pohlmann, Wagner Soares Rossi, Clariana Fischer Brendler, Wilson Kindlein Júnior, Fábio Gonçalves Teixeira, FABRICAÇÃO DIGITAL PARA AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZADO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO DOS SISTEMAS NANOESTRUTURADOS, Blucher Design Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 2389-2396, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0204 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/fabricao-digital-para-auxiliar-no-ensino-aprendizado-de-alunos-com-deficincia-visual-estudo-de-caso-dos-sistemas-nanoestruturados-24440) Palavras-chave:: ;