Artigo - Open Access.

Idioma principal

EXTRATO BACTERIANO ASSOCIADO À IMUNOTERAPIA PARA ÁCAROS EM CRIANÇAS COM DERMATITE ATÓPICA

EXTRATO BACTERIANO ASSOCIADO À IMUNOTERAPIA PARA ÁCAROS EM CRIANÇAS COM DERMATITE ATÓPICA

Stremlow, Helena Abelha ; Monteiro, Debora Mutti De Almeida ; Capelasso, Dina Larissa Da Silveira ; Belarmino, Ana Luisa Barbosa ; Morais, Daniandra Figueiredo De ; Oliveira, Gabriela Aline Andrade ; Pereira, Veridiana Aun Rufino ; Carvalho, Andrea Pescadinha De ;

Artigo:

Justificativa

A pele do paciente com dermatite atópica (DA) é mais susceptível ainfecções ou colonizações por microrganismos, tais como o Staphyloccocusaureus, capaz de produzir toxinas com propriedades de super antígenos, o quedetermina a proliferação de células T e estimula os queratinócitos a liberarcitocinas pró inflamatórias, cronificando a inflamação.

 

Objetivo(s)

Avaliar a evolução clínica e o perfil epidemiológico dos pacientescom DA submetidos à imunoterapia subcutânea alérgeno-específica (ITSC)associada a extrato bacteriano contendo S. aureus.

 

Método(s)

Estudo retrospectivo com análise de prontuários de crianças com DAmoderada/grave, classificadas de acordo com o SCORAD (≥25), com testecutâneo e/ou IgE específica positivapara Blomia tropicalis (BT) e Dermatophagoides pteronyssinus (DP),selecionados, assim, para realizar ITSC alérgeno-específica, em associação como extrato bacteriano.

 

Resultado(s)

Foram incluídos 19 pacientes, com predomínio do gênero feminino(78,9%). A idade dos pacientes variou entre 3 e 18 anos, sendo a média da idade11,7 e prevalência maior em crianças entre 5 e 10 anos (42,1%). A maioria dosindivíduos referiu início das lesões entre 0 a 2 anos (47,3%). O nível séricode IgE total foi maior que 1000 UI/ml em 63% dos pacientes analisados. A médiado nível sérico de IgE específica para DP e BT era de 90,94 UI/ml e27,84%UI/ml, respectivamente. Antes de iniciar o tratamento com imunoterapia, amédia do SCORAD destes pacientes era de 39,8. Após 3 meses de tratamento, amédia do SCORAD foi 25,63, com redução de 30,7%. Nove pacientes completaram 6meses de tratamento, com média do SCORAD 24,82 com redução de 42,22%. Todos ospacientes continuam em tratamento, com reavaliação a cada três meses

 

Conclusão (ões)

Ospacientes analisados apresentaram alta positividade para DP e Blomia e elevadovalor de IgE. A avaliação dos pacientes com DA moderada/grave submetidos atratamento com a ITSC para ácaros associada a extrato bacteriano mostrouredução importante (%) do SCORAD após 6 meses.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-60

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Stremlow, Helena Abelha ; Monteiro, Debora Mutti De Almeida ; Capelasso, Dina Larissa Da Silveira ; Belarmino, Ana Luisa Barbosa ; Morais, Daniandra Figueiredo De ; Oliveira, Gabriela Aline Andrade ; Pereira, Veridiana Aun Rufino ; Carvalho, Andrea Pescadinha De ; "EXTRATO BACTERIANO ASSOCIADO À IMUNOTERAPIA PARA ÁCAROS EM CRIANÇAS COM DERMATITE ATÓPICA", p. 119-120 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-60

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações