Artigo - Open Access.

Idioma principal

EXTRAÇÃO DE GELATINA DE RESÍDUO DE COURO CURTIDO AO CROMO POR DIFERENTES AGENTES ALCALINIZANTES

GELATINE EXTRACTION OF CHROME-TANNED LEATHER RESIDUE BY DIFFERENT ALKALIZING AGENTS

PIVA, DÉBORA ZANCHET ; DETTMER, ALINE ; ZANELLA, BÁRBARA BELÉM ; ORSATO, WILLIAN INÁCIO ; KREIN, DANIELA DAL CASTEL ; , ;

Artigo:

A gelatina é um polímero obtido a partir da hidrólise do colágeno extraído da pele animal. É utilizada em indústrias de alimentos, farmacêuticas e fotográficas. Possui diversas características funcionais e é um alimento altamente nutritivo. O Brasil é um dos cinco maiores produtores de carne bovina e a produção de peles e couro atinge toneladas. Devido ao processo de curtimento, as indústrias de couro geram resíduos demasiados, que são de baixo valor comercial porém ricos em colágeno. Em vista disso, propõe-se uma alternativa para esses resíduos, a produção de gelatina. Neste trabalho, estudou-se a cinética de extração da gelatina de resíduos de couro curtido ao cromo. A extração ocorreu por meio de dois agentes alcalinizantes, óxido de cálcio e óxido de magnésio, durante sete horas em uma temperatura constante de 60ºC. A extração foi avaliada a partir do teor de proteína, nitrogênio e cromo. Observou-se que quanto maior o tempo de extração, maior o teor de cromo e de proteína. Melhores resultados foram obtidos com o óxido de magnésio.

Artigo:

Palavras-chave: GELATINA, HIDRóLISE, COURO,

Palavras-chave: GELATINE, HYDROLYSIS, LEATHER,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT114

Referências bibliográficas
Como citar:

PIVA, DÉBORA ZANCHET; DETTMER, ALINE; ZANELLA, BÁRBARA BELÉM; ORSATO, WILLIAN INÁCIO; KREIN, DANIELA DAL CASTEL; , ; "EXTRAÇÃO DE GELATINA DE RESÍDUO DE COURO CURTIDO AO CROMO POR DIFERENTES AGENTES ALCALINIZANTES", p. 91-97 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT114

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações