Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM DESIGN: EXPERIÊNCIAS DO LABORATÓRIO DE DESIGN SOLIDÁRIO JUNTO À OFICINA DE VITRAL DA ASSOCIAÇÃO CORNÉLIA VLIEG

Rosas, Marcela Rezende Pires ; Goya, Claudio Roberto y ; Silva, Bruno Müller da ;

Artigo Completo:

Este artigo é parte do projeto de iniciação científica em andamento e tem como objetivo descrever a parceria realizada entre o Laboratório de Design Solidário com a Associação Cornélia Vlieg, uma organização sem fins lucrativos que atua na reabilitação psicossocial de pessoas que sofrem de transtornos mentais através da oferta de oficinas que funcionam como espaços de trabalho contribuintes na inclusão social desses indivíduos. A associação oferece 14 oficinas diferentes e entrou em contato com o Labsol a fim de aprimorar o trabalho que já realizam. Tendo como base teórica os conceitos de Sustentabilidade, Ecodesign e Economia Solidária e os autores Singer, Vezzoli, Manzini e Baxter é possível discutir e entender a necessidade da proposta feita pelo laboratório de um redesign dos artefatos da Oficina de Vidro, compreendendo sua importância enquanto patrimônio cultural, agregando valor a sua linha de produção e prezando sua inserção no mercado.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Vidro; Artesanato; Economia Solidária; Ecodesign; Sustentabilidade.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0285

Referências bibliográficas
Como citar:

Rosas, Marcela Rezende Pires; Goya, Claudio Roberto y; Silva, Bruno Müller da; "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM DESIGN: EXPERIÊNCIAS DO LABORATÓRIO DE DESIGN SOLIDÁRIO JUNTO À OFICINA DE VITRAL DA ASSOCIAÇÃO CORNÉLIA VLIEG", p. 3319-3327 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0285

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações