Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

EXPOGRAFIA: DESIGN DO ESPAÇO EXPOSITIVO

Couto, Heloísa Helena ;

Artigo Completo:

O artigo concentra-se na análise e contribuição do designer na criação de espaços corporativos contemporâneos destinados a exposições museugráficas e expográficas, na região de Belo Horizonte. De que forma o designer contribui para planejamentos de espaços expositivos contemporâneos, influenciando, sensibilizando e criando vínculos emocionais? O design, associado à prática do design integrado, como instrumento, agregará valor aos empreendimentos expográficos? O trabalho visa despertar a sensibilidade e a consciência crítica, do designer na criação de espaços expositivos museugráficos, a partir de ideias e conceitos da linguagem sensorial expositiva, com prática em tendências contemporâneas e Design Integrado. A importância deste estudo reside no fato de este ser um campo essencial para o desenvolvimento de projetos de ambientes que demandem técnicas com apelo sensorial, fundamentais na formação de designers e demais profissionais que atuem na elaboração de tais espaços, além de aprofundar e difundir o ensino da expografia, como conhecimentos complementares neste contexto.

Artigo Completo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0314

Referências bibliográficas
  • [1] Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9050. Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências e edificações, espaço mobiliário e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2004.
  • [2] CASSAR, May. Environmental Manegement: guidelines for Museums and Galleries. London: Routlege, 1995.
  • [3] CURY, Marília Xavier. Oficina expográfica - IBRAM – Apostila 1. Org. Museu da memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas. Patrocinada pelo Inst.Brasileiros de Museus- IBRAM, (2002). Disponível em: . Acessado em: Ago 201
  • [4] COHEN, Mirian Aby. Cenografia brasileira século XXI – Diálogos possíveis entre a prática e o ensino. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo, 2007. 207 p. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, da Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
  • [5] FRANCO, Maria Ignez Mantovani. Planejamento e organização de exposições. In.
  • [6] 3º Fórum Nacional de Museus, [200?]. Disponível em: . Acessado em: Ago 2013.
  • [7] SOUZA, L. A. C; FRONER, Y. A. Reconhecimento de materiais que compõem acervos − Belo Horizonte: LACICOR − EBA − UFMG, 20
Como citar:

Couto, Heloísa Helena; "EXPOGRAFIA: DESIGN DO ESPAÇO EXPOSITIVO", p. 3657-3669 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0314

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações