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Interações mediadas: o WhatsApp no apoio a produção acadêmica promovida pela Escola da Alesc

Interações mediadas: o WhatsApp no apoio a produção acadêmica promovida pela Escola da Alesc

Correa, Laura Josani Andrade; Chaves, Jussie Sedrez;

Artigo:

Este relato tem como objetivo evidenciar as interações mediadas a partir do uso do WhatsApp no apoio à pesquisa acadêmica promovido pela Escola do Legislativo (ELSC), da Alesc. A ação de orientação educacional aponta a mediação cultural realizada no Núcleo de Pesquisa e Produção do Conhecimento da ELSC que se apropria do aplicativo de mensagens como ferramenta pedagógica para auxiliar na escrita acadêmica. Essa orientação é destinada aos servidores e estagiários que se dedicam a produção científica. O programa de orientação educacional visa estimular a troca de conhecimentos, a disseminação de conteúdos e a produção acadêmica colaborativa do corpo funcional do Poder Legislativo Estadual, aprimorando o serviço prestado aos cidadãos catarinenses por meio da educação e da tecnologia. O relato se enquadraria como estudo da utilização das tecnologias na orientação educacional no campo maior das Ciências da Educação. Para tanto, adota-se os métodos indutivo e descritivo. Como fundamentação teórica dessa prática de utilização das tecnologias móveis na educação, apresenta-se um breve panorama sobre a sociedade em rede, a cibercultura, as mediações culturais e a cultura da convergência. O programa de orientação educacional foi implantado como projeto piloto em 2018. No início contou com 10 servidores do Poder Legislativo de diversas áreas do conhecimento, ressaltando o caráter interdisciplinar da equipe da Alesc. Os resultados foram diversos, tais como publicações em revistas acadêmicas, participação com comunicação oral em eventos, apresentação de banners, além da produção específica para a participação nas seleções e o efetivo acesso aos programas de pós-graduação stricto sensu por parte de alguns dos servidores.

Artigo:

Este relato tem como objetivo evidenciar as interações mediadas a partir do uso do WhatsApp no apoio à pesquisa acadêmica promovido pela Escola do Legislativo (ELSC), da Alesc. A ação de orientação educacional aponta a mediação cultural realizada no Núcleo de Pesquisa e Produção do Conhecimento da ELSC que se apropria do aplicativo de mensagens como ferramenta pedagógica para auxiliar na escrita acadêmica. Essa orientação é destinada aos servidores e estagiários que se dedicam a produção científica. O programa de orientação educacional visa estimular a troca de conhecimentos, a disseminação de conteúdos e a produção acadêmica colaborativa do corpo funcional do Poder Legislativo Estadual, aprimorando o serviço prestado aos cidadãos catarinenses por meio da educação e da tecnologia. O relato se enquadraria como estudo da utilização das tecnologias na orientação educacional no campo maior das Ciências da Educação. Para tanto, adota-se os métodos indutivo e descritivo. Como fundamentação teórica dessa prática de utilização das tecnologias móveis na educação, apresenta-se um breve panorama sobre a sociedade em rede, a cibercultura, as mediações culturais e a cultura da convergência. O programa de orientação educacional foi implantado como projeto piloto em 2018. No início contou com 10 servidores do Poder Legislativo de diversas áreas do conhecimento, ressaltando o caráter interdisciplinar da equipe da Alesc. Os resultados foram diversos, tais como publicações em revistas acadêmicas, participação com comunicação oral em eventos, apresentação de banners, além da produção específica para a participação nas seleções e o efetivo acesso aos programas de pós-graduação stricto sensu por parte de alguns dos servidores.

Palavras-chave: mediação cultural, tecnologias móveis, mídia-educação,

Palavras-chave: mediação cultural, tecnologias móveis, mídia-educação,

DOI: 10.5151/eduforadacaixa-18

Referências bibliográficas
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Como citar:

Correa, Laura Josani Andrade; Chaves, Jussie Sedrez; "Interações mediadas: o WhatsApp no apoio a produção acadêmica promovida pela Escola da Alesc", p. 206-214 . In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/eduforadacaixa-18

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