Julho 2025 vol. 11 num. 1 - XV Encontro Científico de Física Aplicada
Artigo - Open Access.
Explorando a Densidade e Outros Conceitos: A Importância das Aulas Práticas em Química
Exploring Density and Other Concepts: The Importance of Practical Classes in Chemistry
Marques, Érika Aparecida Menegardo Onhas ; Romão, Bianca de Freitas ; Menegardo, Tiago Barbosa Marques ;
Artigo:
Este artigo investigou o impacto das aulas práticas no ensino de Química, com foco nos conceitos de densidade e determinação do teor de álcool na gasolina. O objetivo principal foi analisar como essas práticas podem contribuir para uma aprendizagem mais significativa, conectando teoria e prática no Ensino Médio. O problema de pesquisa partiu da observação de que muitos alunos têm dificuldades em compreender conceitos químicos abstratos, como densidade, quando ensinados de forma exclusivamente teórica. Para isso, foram realizadas duas aulas práticas com alunos do 1º ano do Ensino Médio, integrando os Três Momentos Pedagógicos de Paulo Freire com uma abordagem de ensino por investigação. Os resultados demonstraram maior engajamento, participação e desenvolvimento de habilidades analíticas por parte dos estudantes. Este estudo reforça a importância das aulas práticas no ensino de Química, destacando seu papel na promoção do pensamento crítico e da curiosidade científica.
Artigo:
This article investigated the impact of practical classes on the teaching of Chemistry, focusing on the concepts of density and the determination of alcohol content in gasoline. The main objective was to analyze how these practices can contribute to a more meaningful learning experience by connecting theory and practice in High School. The research problem stemmed from the observation that many students have difficulties understanding abstract chemical concepts, such as density, when taught exclusively theoretically. To address this, two practical classes were conducted with first-year high school students, integrating Paulo Freire's Three Pedagogical Moments with an inquiry-based teaching approach. The results demonstrated greater engagement, participation, and development of analytical skills among the students. This study reinforces the importance of practical classes in the teaching of Chemistry, highlighting their role in promoting critical thinking and scientific curiosity.
Palavras-chave: Ensino de Química; Práticas investigativas; Aprendizagem significativa,
Palavras-chave: Chemistry teaching; Investigative practices; Significant learning,
DOI: 10.5151/xvecfa-2025012
Referências bibliográficas
- [1] ALBUQUERQUE, Kleber Briz; DOS SANTOS, Paulo José Sena; FERREIRA, Gabriela Kaiana. Os Três Momentos Pedagógicos como metodologia para o ensino de Óptica no Ensino Médio: o que é necessário para enxergarmos? *Caderno Brasileiro de Ensino de Física*, v. 32, n. 2, p. 461-482, 2015.
- [2] AUSUBEL, David P. *A aprendizagem significativa*. São Paulo: Moraes, 198
- [3] DE MELO, V.; AMANTES, A. Interface entre autoconceito em Química e o entendimento sobre densidade dimensionado pela noção de perfil epistemológico. *Revista Debates em Ensino de Química*, \[S. l.], v. 7, n. 1, p. 5-23, 2021. DOI: 10.53003/redequim.v7i1.4089.
- [4] DIAS, Lucas da Mata. Explorando a densidade: uma sequência de ensino investigativo com realidade aumentada e simulações do PhET colorado. 202
- [5] FIN, Jonathan Grützmann; UHMANN, Rosangela Ines Matos. Reações Químicas no Ensino de Química: Compreensões por meio da Experimentação. *Revista Debates em Ensino de Química*, v. 9, n. 3, p. 128-139, 2023.
- [6] MUENCHEN, Cristiane; DELIZOICOV, Demétrio. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro "Física". *Ciência & Educação (Bauru)*, v. 20, p. 617-638, 2014.
- [7] FREIRE, Paulo. *Pedagogia da libertação em Paulo Freire*. Editora Paz e Terra, 2018.
- [8] UREL, David Everton. Paulo Freire e os três momentos pedagógicos. *Scientia Naturalis*, v. 4, n. 1, 2022.
Como citar:
Marques, Érika Aparecida Menegardo Onhas; Romão, Bianca de Freitas; Menegardo, Tiago Barbosa Marques; "Explorando a Densidade e Outros Conceitos: A Importância das Aulas Práticas em Química", p. 59-68 . In: Anais do XV Encontro Científico de Física Aplicada.
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2358-2359,
DOI 10.5151/xvecfa-2025012
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações