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Experiências pedagógicas na perspectiva do design como prática educativa: uma proposta inclusiva

Pedagogical experiences from the perspective of design as an educational practice: an inclusive proposal

CALEGARI, Eliana Paula ; ARDER, Glauce Mara Gabry de Freitas ;

Artigo:

Partindo do pressuposto de que existe no campo do design o potencial para trabalhos conjuntos com a área da educação, nos propomos a refletir sobre as possibilidades de diálogo entre design e educação a partir de experiências pedagógicas no curso Técnico em Artesanato Integrado à Educação de Jovens e Adultos, no contexto da educação especial. Por meio de pesquisa bibliográfica sobre design e educação buscamos os conceitos e os princípios do design como prática educativa. A partir de reflexões sobre as nossas experiências pedagógicas relatadas em diálogo com os conceitos teórico-metodológicos do design como prática educativa, esquematizamos orientações para pensarmos na elaboração de práticas pedagógicas integradoras, de conhecimentos multidimensionais, flexíveis, colaborativas, emancipadoras, inclusivas e que contribuam para o desenvolvimento da criatividade da pessoa com deficiência visual, levando em consideração os saberes, as experiências e os desejos dos educandos.

Artigo:

Assuming that the field of design has the potential for joint work with the field of education, we propose to reflect on the possibilities of dialogue between design and education based on pedagogical experiences in the course Técnico em Artesanato Integrado à Educação de Jovens e Adultos, in the context of special education. Through bibliographic research on design and education, we seek the concepts and principles of design as an educational practice. From reflections on our pedagogical experiences reported in dialogue with the theoretical-methodological concepts of design as an educational practice, we outline guidelines to think about the elaboration of integrative pedagogical practices, of multidimensional, flexible, collaborative, emancipatory, inclusive knowledge and that contribute to the development of the creativity of the visually impaired person, taking into account the knowledge, experiences and wishes of the students.

Palavras-chave: Design como prática educativa; Criatividade; Inclusão.,

Palavras-chave: Design as an educational practice; Creativity; Inclusion.,

DOI: 10.5151/ped2022-9179615

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Como citar:

CALEGARI, Eliana Paula; ARDER, Glauce Mara Gabry de Freitas; "Experiências pedagógicas na perspectiva do design como prática educativa: uma proposta inclusiva", p. 3757-3775 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-9179615

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