Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Experiências de ensino remoto em Design de Superfície: atividades para o engajamento no ambiente virtual

Remote teaching experiences in Surface Design: activities for engagement in the virtual environment.

VASCONCELOS, Othon ;

Artigo:

O cenário pandêmico mudou de forma inesperada o ambiente de sala de aula, que passou a ser virtual. Na modalidade remota de ensino, disciplinas de caráter prático se depararam com desafios ainda maiores, uma vez que a presencialidade e tatilidade das atividades foram comprometidas. Com isso, professores procuraram alternativas para adaptar e reformular seus planos de ensino, que agora deveriam ser aptos à nova realidade, assim como buscaram incorporar práticas de engajamento adequadas ao ambiente digital. Este artigo faz um relato de uma experiência de ensino remoto em Design de Superfície, compartilhando atividades e ferramentas que tiveram o intuito de incentivar a participação dos alunos nas aulas. Dessa forma, o uso de tais ferramentas possibilitou engajamento e interesse dos estudantes nos conteúdos estudados, resultando em trabalhos bem resolvidos e vivências prazerosas.

Artigo:

The pandemic scenario unexpectedly changed the classroom environment, which became virtual. In the remote teaching modality, practical subjects have faced even bigger challenges, since the presence and the tactility of the activities were affected. As a result, teachers looked for alternatives to adapt and reformulate their teaching plans, which would have to be adapted to the new reality, as well as they sought to incorporate engagement practices when appropriate in the digital environment. This article reports a remote teaching experience in Surface Design, sharing activities and tools that aimed to encourage student participation in classes. In this way, the use of such tools enabled students to engage and interest in the studied contents, resulting in well-resolved work and pleasurable experiences.

Palavras-chave: Design de Superfície; ensino remoto; atividades.,

Palavras-chave: Surface Design; remote teaching; activities.,

DOI: 10.5151/ped2022-5115540

Referências bibliográficas
  • [1] BALDO, Tiago; CANFIELD, Daniel de Sales. Design de Superfície: uma análise dos diferentes métodos publicados no Brasil. EducaçãoGráfica, Brasil, Bauru. ISSN 2179-7374. V. 24, No. 2. Agosto de 2020. p. 180 - 194.
  • [2] CEPE. Fixa o calendário acadêmico-administrativo do ensino de graduação presencial para os exercícios de 2020 e 2021, dos três campi, no contexto da pandemia da Covid-19, e dá outras providências. Resolução n. 23/2020, de 7 de novembro de 2020. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, p.1-19, 2020.
  • [3] FEITOSA, Adele Pereira. Composição visual no design de superfície: diretrizes para configuração de padronagens contínuas bidimensionais. Dissertação (Mestrado em Design). Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2019.
  • [4] FUNDATHOS. Site oficial Fundação Athos Bulcão. Galeria Virtual. Disponível em: . Acesso em: 06 de out. de 2021.
  • [5] LASCHUK, Tatiana. Workflow para o desenvolvimento de projetos de superfície com foco em estamparia têxtil para área da moda. Tese (Doutorado em Design). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017.
  • [6] LEBORG, Christian. Gramática Visual.São Paulo: Gustavo Gili, 2015.
  • [7] NOEL MARINHO. Site oficial Noel Marinho. Acervo de azulejos. Disponível em: . Acesso em: 06 de out. de 2021.
  • [8] OLIVEIRA, Monique Aline Arabites de Oliveira. Design de Superfície: proposta de procedimento metodológico para criação de estampas têxteis com referência em elementos naturais. Dissertação (Mestrado em Design). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.
  • [9] RUBIM, Renata. Desenhando a Superfície. São Paulo: Edições Rosari (Coleção Textos Design), 2005.
  • [10] RÜTHSCHILLING, Evelise Anicet. Design de Superfície. Rio Grande do Sul: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008.
  • [11] SCHWARTZ, Ada R. Design de Superfície: por uma visão projetual geométrica e tridimensional. Dissertação (Mestrado em Desenho Industrial). Bauru: Universidade Estadual Paulista, 2008.
  • [12] SILVA, Márcia Luiza França da. Design de Superfícies: por um ensino no Brasil. Tese (Doutorado em Design). Bauru: Universidade Estadual Paulista, 2017.
  • [13] WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Como citar:

VASCONCELOS, Othon; "Experiências de ensino remoto em Design de Superfície: atividades para o engajamento no ambiente virtual", p. 3709-3735 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-5115540

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações