setembro 2019 vol. 6 num. 1 - X Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Experimentos para a Feira de Ciências mediados pelo Diagrama V

Experimentos para a Feira de Ciências mediados pelo Diagrama V

Xavier, L. A.; Segatto, B. R.; Ferracioli, L.;

Artigo completo:

Este artigo se propõe apresentar os resultados do uso do Diagrama V na Feira de Ciências, que representa ambiente de aprendizagem para o educando. A produção dos diagramas ocorreu em 2018 na escola professora Filomena Quitiba, localizada no município de Piúma/ES. Foram 10 grupos que fizeram uso da heurística desenvolvida por David Bob Gowin [1]. A inserção do diagrama com seus elementos constitutivos se deu por meio de oficinas pedagógicas, ressignificação o método científico. As análises e quantificação dos diagramas foram adotados os critérios de Gowin e Alvarez [2] que oscila conforme o item do instrumento heurístico. O uso do recurso heurístico norteador nas atividades experimentais do evento científico da escola pelos membros dos grupos pode-se inferir resultados positivos, pois houve a percepção da relevância do método científico mimetizado no formato do Diagrama V.

Artigo completo:

This article proposes to present the results of the use of Diagram V in the Science Fair, which represents learning environment for the student. The production of the diagrams occurred in 2018 at the school “Professora Filomena Quitiba”, located in the municipality of Piúma / ES. There were 10 groups that made use of the heuristic developed by David Bob Gowin [1]. The insertion of the diagram with its constituent elements occurred through pedagogical workshops, re-signification of the scientific method. The analysis and quantification of the diagrams were adopted according to the criteria of Gowin and Alvarez [2] that oscillates according to the item of the heuristic instrument. The use of the heuristic guiding resource in the experimental activities of the scientific event of the school by the members of the groups can be inferred positive results, because there was perception of the relevance of the scientific method mimetizado in the format of the Diagram V.

Palavras-chave: Método científico, Diagrama V, Feira de Ciências,

Palavras-chave: Scientific method, Diagram V, Science Fair,

DOI: 10.5151/ecfa2019-05

Referências bibliográficas
  • [1] GOWIN, D.B. Educating. Ithaca, Cornel University Press, 198
  • [2] GOWIN, D. B.; ALVAREZ, M. C. The Art Educating with V Diagrams. Cambridge University Press, New York, 2005.
  • [3] BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica. Fenaceb. Brasília, DF, 2006.
  • [4] PRADO, R. T. Utilização do diagrama v em atividades experimentais de física em sala de aula de ensino médio. Vitória, 137 p., 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Estado do Espírito Santo.
  • [5] MOREIRA, M. A. Diagramas V e Aprendizagem Significativa. Revista Chilena de Educación Científica, vol. 6, N. 2, pp. 3-12. 2007. Revisado em 2012.
  • [6] BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
  • [7] CORSINI, A.M.A.; ARAÚJO, E.S.N.N. Feira de Ciências como espaço não formal de ensino: um estudo com alunos e professores do ensino fundamental. In: VI ENPEC Encontro Nacional em Pesquisa e Educação para Ciências, 2007, Florianópolis-SC.
  • [8] NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B. Aprender a Aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1984.
  • [9] CAPPELLETTO, E. O Vê de Gowin conectando teoria e experimentação em física geral: questões didáticas, metodológicas e epistemológicas relevantes ao processo. Porto Alegre, 297 p., 200 Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Como citar:

Xavier, L. A.; Segatto, B. R.; Ferracioli, L.; "Experimentos para a Feira de Ciências mediados pelo Diagrama V", p. 15-20 . In: Anais do X Encontro Científico de Física Aplicada. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/ecfa2019-05

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações